peoplepill id: eduardo-melo-peixoto
EMP
Portugal
1 views today
1 views this week
Eduardo Melo Peixoto
Portuguese priest

Eduardo Melo Peixoto

The basics

Quick Facts

Intro
Portuguese priest
Places
Work field
Gender
Male
Religion(s):
Place of birth
Braga, Portugal
Place of death
Fátima, Portugal
Age
80 years
The details (from wikipedia)

Biography

Eduardo Melo Peixoto, mais conhecido por Cónego Melo (Braga, 30 de outubro de 1927 - Santuário de Fátima, 19 de abril de 2008 (80 anos) foi um sacerdote português, que foi Deão do Cabido da Sé de Braga e Vigário-geral da Arquidiocese de Braga e um activista anti-comunista. Foi acusado de terrorismo de extrema-direita e de envolvimento na morte do padre Max e de Maria de Lurdes, vítimas de um atentado bombista.

Papel de Cónego Melo no pós 25 de Abril de 1974

Voz activa contra os acontecimentos em Portugal durante o período pós-Revolução dos Cravos, em especial durante o chamado Verão Quente, tornando-se conhecido por combater os movimentos comunistas no pós 25 de Abril.. Nessa altura terá sido um dos fundadores do autointitulado "Movimento da Maria da Fonte", com ligações ao MDLP - movimento de extrema-direita que esteve ligado a inúmeros atentados à bomba entre 1975 e 1977.

A Assembleia da República prestou-lhe homenagem, e no voto de pesar, aprovado em sessão após a sua morte com os votos favoráveis do CDS-PP e do PSD, a abstenção da maioria dos deputados socialistas e o voto contra do PCP, BE e PEV, podia ler-se "em 1975 teve um papel decisivo na luta pela preservação das liberdades e pela instauração de uma democracia parlamentar". Durante a discussão do voto de pesar, o deputado do CDS-PP, Nuno Melo, recordou que o Cónego Melo foi alguém que dedicou toda a vida "à Igreja, aos outros à sua cidade e ao país". Já o líder parlamentar de então do BE, Luís Fazenda, lembrou que o Cónego Melo assumiu a sua ligação ao MDLP e que "semeou o terror" na altura do 25 de Abril, acrescentando que, ao votar contra o voto de pesar, o BE "recorda todos os que ficaram debaixo das bombas".

Obras literárias

  • Capela de Santo António (livro) (apenas co-autor) - (1999)
  • O homem na catedral - (2003)
  • Ecos da Vida - (2005)
  • Ordenamento jurídico: Notas jurídico-canónicas e pastorais - (2007)
  • Memórias da cidade - (2007)

Outros

Promoveu obras de restauro na Sé de Braga, na década de 1990.

Em maio de 2013 foi aprovada em reunião do executivo municipal a edificação de uma estátua do cónego Melo numa rotunda da cidade.

A estátua do cónego Melo foi colocada no centro de uma rotunda no Largo de Monte D’Arcos, junto ao cemitério municipal no dia 10 de agosto de 2013. A escultura foi desenhada pelo arquitecto Fernando Jorge e está colocada no topo de um pedestal de pedra. No dia seguinte à inauguração da estátua, um grupo de cidadãos bracarenses organizou uma concentração de repúdio que decorreu na rotunda onde a estátua foi colocada.

The contents of this page are sourced from Wikipedia article. The contents are available under the CC BY-SA 4.0 license.
Lists
Eduardo Melo Peixoto is in following lists
comments so far.
Comments
From our partners
Sponsored
Credits
References and sources
Eduardo Melo Peixoto
arrow-left arrow-right instagram whatsapp myspace quora soundcloud spotify tumblr vk website youtube pandora tunein iheart itunes