peoplepill id: eduardo-fernandes-de-matos
EFDM
1 views today
1 views this week
Eduardo Fernandes de Matos

Eduardo Fernandes de Matos

The basics

Quick Facts

The details (from wikipedia)

Biography

Eduardo Fernandes de Matos
Nascimento20 de novembro de 1911
Morte20 de março de 1992 (80 anos)

Eduardo Fernandes de Matos (Freixedo, Santa Comba Dão, 20 de novembro de 191120 de março de 1992) foi um jornalista e escritor espírita português.

Biografia

Nasceu no seio de família humilde. Tendo começado a trabalhar ainda criança, completou apenas a 2ª classe (2º ano do ensino fundamental).

Aos 14 anos de idade, quando em Freixedo a convalescer de uma doença contraída em Lisboa, teve conhecimento do espiritismo, por meio de uma revista de nome "Porquê, Como e Para Quê", onde leu um artigo intitulado "Como falar com os mortos".

De volta a Lisboa, empregou-se nas oficinas da Sociedade Estoril, onde fez amizade com o mestre Tomás, espírita e que o orientou.

Publicou o seu primeiro artigo no jornal "O Grémio", da Associação Recreativa do Alto Pina.

Como caixeiro-viajante, conheceu Manuel de Sousa no Algarve, que à época administrava o periódico espírita "Ecos do Além", fundado e dirigido pelo professor José Francisco Cabrita.

Em 28 de setembro de 1928 organizou, com Aurélio Campos e outros, a "Fraternidade Isotérica".

Concluído o serviço militar, ingressou na Philips, onde permaneceu doze anos, e matriculou-se no Ateneu Comercial de Lisboa, para tirar o curso comercial.

Desposou uma das filhas do antigo patrão, e desligado-se da Philips, foi trabalhar com os cunhados na empresa do sogro que, entretanto se reformara.

Faz parte do grupo espírita "Irmãos do Bem" que funcionou no Centro Espírita Luz e Amor.

Deslocou-se ao Brasil por diversas vezes, onde travou conhecimento com o médium Francisco Cândido Xavier. Conjuntamente com Casimiro Duarte, impulsionou a vinda a Portugal de alguns médiuns brasileiros, como Nair Cravo, Jorge Rizzini e Divaldo Franco, que veio ao país pela primeira vez em 1967. Aproximou-se da Federação Espírita do Estado da Guanabara, hoje União das Sociedades Espíritas do Estado do Rio de Janeiro e do Instituto de Cultura Espírita do Brasil.

Em 1963, sob a égide da Fraternidade Esotérica, criou a revista "Fraternidade", com sede à Avenida Marquês de Tomar, em Lisboa, onde inaugurou a distribuição da sopa pelos necessitados.

Em março de 1976 fundou o Lar Fraterno de Portugal, em Sintra, encerrado pelo governo em 2002.

Grande comunicador que era, promoveu o intercâmbio entre os espíritas portugueses e espanhóis, organizando excursões entre os dois países.

Obra

  • "Viagem por Terras de África" (1954)
  • "Luz do Alto" (2 vols.) (1962, 1963)
  • "O Anjo de Portugal" (1980)
  • "Culto do Evangelho no Lar"
  • "O Que é o destino" (1987)
  • "Rumo à Fraternidade" (1990)
  • "Curso de Espiritismo em Síntese" (1991)
  • "Fragmentos de Vida Eterna" (1991)
  • "Espiritismo o Caminho e a Escola da Verdade e do Amor" (1992)

Bibliografia

  • VASCONCELOS, Manuela. Grandes Vultos do Movimento Espírita Português.

Ligações externas

The contents of this page are sourced from Wikipedia article. The contents are available under the CC BY-SA 4.0 license.
Lists
Eduardo Fernandes de Matos is in following lists
comments so far.
Comments
From our partners
Sponsored
Credits
References and sources
Eduardo Fernandes de Matos
arrow-left arrow-right instagram whatsapp myspace quora soundcloud spotify tumblr vk website youtube pandora tunein iheart itunes