Duarte de Lemos
Quick Facts
Biography
Duarte de Lemos (1485 — 27 de junho de 1558) foi um fidalgo português e cavaleiro da Ordem de Cristo.
Biografia
Filho de João Gomes de Lemos e D. Violante de Sequeira, aos vinte anos de idade iniciara sua vida militar e partira pela primeira vez, em 1505, para a Índia na armada de D. Francisco de Almeida. Em 1508, regressara a Índia como capitão de uma caravela da armada de Jorge de Aguiar.
Regressa a Lisboa em 1510 e, tempos depois, com a morte do seu pai é confirmado como o 3.º senhor da Trofa. Em 1520, já pertencia ao Conselho de Dom Manuel, cargo que mantivera com o novo rei Dom João III, que o fez capitão-mor de uma rica armada.
A 15 de junho de 1537, recebe como doação a ilha de Santo António, a atual cidade de Vitória, no Brasil, do donatário da capitania do Espírito Santo, Vasco Fernandes Coutinho:
“Ao Senhor Duarte de Lemos a ilha grande que está da barra para dentro, que se chama de Santo António, completamente livre e isenta para si e seus descendentes, por o muito que lhe devo e por me vir ajudar a suster a terra que sem a sua ajuda o não fizera.”
Como senhor da ilha, doou a alguns moradores sesmarias das terras da dita ilha que futuramente seria capital da capitania do Espírito Santo. Duarte de Lemos adentrou-se num mangal e num morro construiu a sua residência e a capela de Santa Luzia, considerada a construção mais antiga da cidade.
Em 1549, recebera em Lisboa a confirmação da doação da ilha pelo rei e regressou ao Brasil, de imediato, como capitão de uma das três naus da armada que levou o 1.º governador-geral, Tomé de Sousa, que no novo continente o fez capitão-mor da Capitania de Porto Seguro (1550).
Morreu no dia 27 de junho de 1558 aos oitenta anos de idade. Seus restos mortais encontram-se no Panteão dos Lemos, na Igreja da Trofa, na cidade homónima.