Djalma Gomes
Quick Facts
Biography
Djalma Gomes da Silva (Jequié, 10 de março de 1924 — idem, 29 de junho de 1974) foi um ibegeano e educador brasileiro.
Contribuiu para o estabelecimento de dois grandes ginásios no sudoeste da Bahia, mostrando assim, um enorme desvelo pela educação em seu estado. Foi de maneira humilde, mas de muita significância. O primeiro foi inaugurado no município de Dário Meira (1968), e o segundo em Aiquara (1969), sendo ambos pioneiros no ensino público em cada município. No "Ginásio Municipal Américo Souto" (Aiquara) foi diretor-fundador, não deixando de lecionar as disciplinas de "Educação Moral e Cívica", "Organização Social e Política do Brasil" (OSPB), e Educação Física.
Além da área de educação, Djalma Gomes prestou um importante papel na formação da cidade de Aiquara, onde criou a bandeira do município, compôs o hino, e escreveu o Histórico do Município de Aiquara. Em Jequié, sua terra natal, exerceu as funções de:
- Funcionário do IBGE (primeira turma em Jequié);
- Presidente da Filarmônica Municipal de Jequié (Amantes da Lira);
- Secretário do Jequié Tênis Clube (JTC);
- Diretor do Rotary Clube de Jequié;
- Professor estagiário do IERP (Instituto de Educação Régis Pacheco).
Origem e formação
O professor nasceu na fazenda Alta Nova, situada no atual município de Itagi, que na época pertencia a Jequié. Djalma era filho do caixeiro-viajante Deolindo Gomes e sua esposa Esther. Especula-se que a sua mãe era descendente de sírio-libaneses. Djalma cursou o primário no "Grupo Escolar Castro Alves", em Jequié, e concluiu o ginásio no "Liceu Salesiano do Salvador", em 1943. Em meados dos anos 60 começou uma nova etapa de estudos, o curso de magistério no IERP, onde se forma em 1967. Foi amigo do ex-governador Lomanto Júnior, desde os tempos de juventude.
Ver também
- Rotary International