Danilo Jorge de Barros Cabral
Quick Facts
Biography
Danilo Jorge de Barros Cabral, conhecido como Danilo Cabral (Surubim, 21 de Abril de 1967), é um administrador, advogado e político brasileiro. Atualmente, exerce o segundo mandato como deputado federal pelo PSB de Pernambuco.
Biografia
Pernambucano nascido em Surubim, no Agreste de Pernambuco, é formado em Direito pela UFPE, com especialização em Direito Administrativo (UFPE) e em Administração Pública (UPE). Filiado ao PSB desde 1990, é auditor concursado do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE/PE).
Danilo é administrador com longa experiência em gestão pública, tendo ocupado vários cargos, como, por exemplo, diretor administrativo e financeiro da Secretaria de Governo do Estado (1995) e diretor de administração geral da Secretaria da Fazenda de Pernambuco (1996). Assumiu também a diretoria geral do Tribunal de Contas de Pernambuco (1999), e logo depois, a Secretaria de Administração do Recife (2001-2003). Deixou o cargo para disputar um mandato de vereador (2004). Foi eleito com mais de 10 mil votos.
Em 2006, foi responsável pela coordenação geral da campanha vitoriosa de Eduardo Campos ao governo do Estado. Em 2007, assumiu a Secretaria de Educação de Pernambuco. Em 2010, Danilo foi eleito deputado federal, e, atendendo a nova convocação do governador Eduardo Campos, foi designado para responder pela Secretaria das Cidades, pasta responsável pela mobilidade, infraestrutura urbana das cidades e pela política habitacional do Estado.
Voltou à Câmara Federal em abril de 2014, quando compôs, como membro titular, a Comissão de Educação da Casa. Concorreu à reeleição de deputado federal, sendo eleito com 113.588 votos. No ano seguinte, foi convidado pelo governador eleito de Pernambuco, Paulo Câmara, a assumir a Secretaria de Planejamento e Gestão, cargo que ocupou até maio de 2016.
Secretaria da Fazenda
Entre as ações que coordenou em sua passagem pela SEFAZ-PE, priorizou a modernização da gestão, com apoio às ações do PROMOFAZ, e implantou a primeira edição da CAMPANHA TODOS COM A NOTA, que elevou a arrecadação do Estado de Pernambuco, garantiu a cidadania da população e ofereceu mais esportes, lazer e cultura à população