Constantino Fraga
Quick Facts
Biography
Constantino Gonçalves Fraga (Caetité, 15 de maio de 1862 - Jaú, 9 de novembro de 1949) foi um advogado, financista e político brasileiro, prefeito de Jaú.
Biografia
Era filho do português Manoel José Gonçalves Fraga, vindo aos catorze anos para o Brasil por intercessão de um tio, padre em Caetité, e mais tarde tendo se formado em Direito pela Faculdade do Recife exerceu grande influência política e jurídica no sertão baiano, onde amealhou fortuna. Sua mãe era Maria Amélia, também de família nobre em Caetité, os Faria.
Estudava em São Paulo quando seus pais voltaram a Portugal em 1884, motivados por injunções políticas. Naquele país permaneceu sua irmã, Amélia Maria Faria Fraga, a cuja descendência pertence a Casa da Fraga, em Cabeceiras de Basto.
Foi casado duas vezes, a primeira com Enedina de Almeida Prado (quatro filhos) e com Ana Joaquina de Almeida Campos, sobrinha da primeira mulher (cinco filhos).
Vida Pública
Em 1888 foi nomeado promotor da comarca de Jaú, época em que também principiou as atividades econômicas naquela cidade em que se radicara.
Fora da promotoria instalou-se como advogado e ingressou na política, elegendo-se vereador nos biênios 1895-96 e 1897-98. Voltou ao cargo no biênio 1908-1910, período em que seus pares o elegem para chefiar o Executivo de Jaú. Como prefeito enfrentou uma grave epidemia de febre amarela, durante a qual cuidou para que os moradores evacuassem a cidade evitando assim o contágio, o que fez com sucesso, apesar da forte oposição dos comerciantes.
Por sua atuação à frente do município, e por ser um dos pioneiros na cidade paulista, por ocasião do centenário desta foi homenageado com um soneto do poeta local Túlio de Castro, onde se lê:
"Prefeito dos maiores! Teve em vista
Os atos, do progresso, animadores...
Que Jaú fosse um dia, entre esplendores
A Flor Gentil do Coração Paulista."
Homenagens
Constantino Fraga é nome de rua em Caetité, São Paulo e também em Jaú.