peoplepill id: clovis-salgado-da-gama
CSDG
Brazil
1 views today
2 views this week
Clóvis Salgado da Gama

Clóvis Salgado da Gama

The basics

Quick Facts

Places
Gender
Male
Place of birth
Leopoldina, Minas Gerais, Brazil
Place of death
Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil
Age
72 years
Family
Spouse:
Lia Salgado
Education
Federal University of Rio de Janeiro
Awards
Grand Cross of the Civil Order of Alfonso X the Wise
(1956)
The details (from wikipedia)

Biography

Clóvis Salgado da Gama (Leopoldina, 20 de janeiro de 1906 — Belo Horizonte, 25 de julho de 1978) foi um médico, professor e um habil político brasileiro. Foi governador de Minas Gerais e ministro da Educação e Cultura.

Biografia

Nasceu em Leopoldina, Minas Gerais, onde iniciou seus estudos no Grupo Escolar Ribeiro Junqueira. Formou-se na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro em 1929. Começou suas atividades políticas ao regressar a Leopoldina e fundar o jornal Nova Fase. Ingressou na Aliança Liberal em 1930, apoiando a candidatura de Getúlio Vargas à presidência da República. Após a Revolução de 1930, manteve-se na ala do Partido Republicano Mineiro ligada ao ex-presidente Artur Bernardes e contrária ao presidente Vargas.

Após a instauração do Estado Novo em 1937, Clóvis Salgado dedicou-se ao magistério, lecionando na Faculdade Nacional de Medicina e na Universidade de Minas Gerais. Em 1942 ajudou a organizar a Cruz Vermelha em Minas Gerais. Em 1944 foi diretor do Hospital das Clínicas da Universidade de Minas Gerais, do qual se afastou em 1954 ao integrar o Conselho Federal de Educação.

Em 1950, Clóvis Salgado foi eleito vice-governador de Minas Gerais pelo Partido Republicano (PR), em chapa formada com Juscelino Kubitschek, eleito governador pelo PSD. Assumiu o governo mineiro em 31 de março de 1955, quando Juscelino renunciou ao mandato para disputar a presidência da República. Com a vitória de Juscelino, Clóvis Salgado tornou-se seu ministro da Educação e Cultura, cargo que ocupou em três ocasiões.

Como governador, criou o Conservatório Estadual de Música, o Departamento de Saúde Pública e o Departamento Social do Menor e iniciou a construção do Hospital do Câncer e da Escola de Saúde Pública. Como ministro da Educação, criou o Teatro Nacional de Comédia e o Museu Villa-Lobos e participou da elaboração da Universidade de Brasília.

Clóvis Salgado foi novamente vice-governador de Minas Gerais de 1961 e 1966, período em que José de Magalhães Pinto era o governador. Apoiou o Golpe Militar de 1964, filiando-se posteriormente à Aliança Renovadora Nacional (ARENA). Entre 1967 e 1971, foi secretário da Saúde no mandato do governador Israel Pinheiro.

Foi um dos idealizadores do Palácio das Artes de Belo Horizonte, inaugurado em 1971. Criou o Teatro Marília e presidiu a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais. Em 1973 tornou-se diretor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais, permanecendo no cargo até 1976. Morreu em 1978 em Belo Horizonte.

É patrono da cadeira 5 da Academia Leopoldinense de Letras e Artes.

Condecorações

  • Grã-Cruz da Ordem de Isabel a Católica

Ligações externas

Precedido por
Juscelino Kubitschek
Governador de Minas Gerais
1955 — 1956
Sucedido por
José Francisco Bias Fortes
Precedido por
Abgar Renault
Ministro da Educação e Cultura do Brasil
1956
Sucedido por
Celso Brant
Precedido por
Nereu Ramos
Ministro da Educação e Cultura do Brasil
1956 — 1959
Sucedido por
Pedro Calmon
Precedido por
Pedro Paulo Penido
Ministro da Educação e Cultura do Brasil
1960 — 1961
Sucedido por
Brígido Fernandes Tinoco
The contents of this page are sourced from Wikipedia article. The contents are available under the CC BY-SA 4.0 license.
Lists
Clóvis Salgado da Gama is in following lists
comments so far.
Comments
From our partners
Sponsored
Credits
References and sources
Clóvis Salgado da Gama
arrow-left arrow-right instagram whatsapp myspace quora soundcloud spotify tumblr vk website youtube pandora tunein iheart itunes