peoplepill id: chocolate-da-bahia
CDB
Brazil
4 views today
4 views this week
Chocolate da Bahia
Cantor e compositor brasileiro

Chocolate da Bahia

The basics

Quick Facts

Intro
Cantor e compositor brasileiro
Places
Work field
Gender
Male
Place of birth
Salvador, Bahia, Brazil
Age
81 years
The details (from wikipedia)

Biography

Raimundo Nonato da Cruz, mais conhecido como Chocolate da Bahia (Salvador, 30 de agosto de 1943), é um cantor, compositor, instrumentista e comerciante brasileiro, que fez sucesso na Bahia na década de 1970.

Biografia

Olha, o meu nome é Chocolate da Bahia / Sou do Mercado Modelo, da cachaça e poesia
 

Seus pais foram Odete Guimarães da Cruz e João Cupertino da Cruz, que era sapateiro e comunista.

Chocolate era comerciante de artigos religiosos no Mercado Modelo onde, nas rodas de samba, aprendeu a tocar vários instrumentos como maraca, berimbau, agogô ou tamborim, e ganhou o apelido pelo qual ficou conhecido em razão da "cor da pele e da simpatia".

Durante a ditadura militar Chocolate compôs um samba em 1967 (e gravada apena em 1975) onde, para burlar a censura, usou da "malandragem" para enganar os censores, ao falar do exílio de Caetano Veloso e da morte do ditador Castelo Branco, intitulado "A Cobra Mordeu Caetano", como explicou: "A cobra era uma referênciaa Castello Branco, mas eles não perceberam. A música começa assim: 'A cobra mordeu Caetano / Veja o que aconteceu /Caetano está cantando / E essa cobra já morreu'"; sobre o período o cantor se recorda: "O Mercado Modelo era um quartel general de desabafo. A gente ficava a noite inteira sambando".

Em 1968, durante a visita da Rainha da Inglaterra à capital baiana, esta decidiu fazer uma visita ao Mercado Modelo e, ali, Chocolate se apresentou a ela, tocando berimbau; pouco tempo depois o cantor Eduardo Araújo gravou uma de suas composições.

Em 2014, então com 71 anos de idade, teve sua saúde agravada com lesão nos brônquios, vindo a ser internado e colocado em coma.

Com a pirataria, dedicou-se a compor jingles, especialmente para políticos como os então candidatos Jaques Wagner e Rui Costa ou seus concorrentes, como Marco Prisco - contando com a ajuda dos filhos nesse trabalho.

Discografia

Chocolate tem canções gravadas por diversos artistas como Martinho da Vila (“Não rolou, mas vai rolar”), indo por vários estilos como o axé “Haja Amor”, gravada por Luiz Caldas ou “Menina do Cateretê”, sucesso com Chiclete com Banana, Nelson Rufino e Jair Rodrigues.

  • 1977 - Barraca do Chocolate, LP da SomLivre, com textos de Jorge Amado e Dorival Caymmi na capa (obra relançada 40 anos depois, em CD, pela Discobertas).
The contents of this page are sourced from Wikipedia article. The contents are available under the CC BY-SA 4.0 license.
Lists
Chocolate da Bahia is in following lists
comments so far.
Comments
From our partners
Sponsored
Credits
References and sources
Chocolate da Bahia
arrow-left arrow-right instagram whatsapp myspace quora soundcloud spotify tumblr vk website youtube pandora tunein iheart itunes