Celso Antônio Bandeira de Mello
Quick Facts
Biography
Celso Antônio Bandeira de Mello (São Paulo, 25 de novembro de 1936) é um jurista, advogado e professor universitário brasileiro, professor titular de direito administrativo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
Possui inúmeras condecorações nacionais e internacionais, sendo considerado um dos maiores administrativistas do Brasil.
Biografia
Carreira
Bandeira de Mello estudou no curso ginasial e colegial do Colégio São Luís e formou-se bacharel em direito, em 1959, na Faculdade Paulista de Direito (PUC-SP), onde seu pai, Osvaldo Aranha Bandeira de Melo, era reitor.
Em 1960, iniciou sua vida profissional como advogado, e naquele ano também atuou no funcionalismo público estadual como chefe do Serviço de Documentação do Instituto de Administração da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo. De 1962 a 1968, foi diretor administrativo da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Foi também assessor na Assembleia Legislativa de São Paulo.
Tornou-se professor da Faculdade Paulista de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) em 1963, e ali adquiriu o título de livre docente em 1968. É titular de Direito Administrativo desde 1974, onde foi também vice-reitor para assuntos acadêmicos (1973-1976), lecionando cursos de graduação e pós-graduação. Dr. Celso Antônio "sem favor algum, é reconhecido no mundo jurídico como o mais destacado expoente do Direito Administrativo no Brasil."
Em 1974, na PUC-SP, foi orientador de Michel Temer, em tese de doutorado intitulada "Território Federal nas Constituições Brasileiras".
Professor honorário da Faculdade de Direito da Universidade de Mendoza, na Argentina; da Faculdade de Direito do Colégio Mayor de Rosário, em Bogotá (Colômbia), membro correspondente da Associação Argentina de Direito Administrativo, membro honorário do Instituto de Derecho Administrativo da Faculdade de Direito da Universidade do Uruguai, professor extraordinário da Universidade Notarial Argentina e membro titular de seu Instituto de Derecho Administrativo e professor titular visitante da Universidade de Belgrano - Faculdade de Direito e Ciências Sociais (Argentina).
É um dos fundadores do Instituto Brasileiro de Direito Administrativo e do Instituto de Direito Administrativo Paulista - IDAP, membro do Instituto Internacional de Derecho Administrativo Latinoamericano, ex-conselheiro do Instituto dos Advogados de São Paulo e membro remido da Associação dos Advogados de São Paulo. Também é membro de corpo editorial da Revista Trimestral de Direito Público, membro de corpo editorial do Anuario Iberoamericano de Justicia Constitucional e membro de corpo editorial da Revista Iberoamericana de Administración Pública. Tem mais de 530 artigos publicados em revistas especializadas de Direito.
Familiares
Celso Antônio Bandeira de Mello integra a quinta geração de uma família de juristas. Seu pai, Osvaldo Aranha Bandeira de Melo, foi desembargador, reitor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC, e diretor do departamento jurídico da Prefeitura de São Paulo, homenageado com o Edifício Reitor Bandeira de Mello, onde funcionam a Faculdade Paulista de Direito e a Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária - FEA, da PUC. O avô, promotor de justiça, também exerceu o cargo de delegado de polícia. O bisavô foi desembargador em São Paulo e o trisavô foi lente na Faculdade de Direito de Olinda. Para completar, seus dois irmãos também seguiram a mesma carreira. "Meu pai não nos incentivava, mas, às vezes, mais vale o exemplo do que as palavras."
Influência
No Paraná, o professor Bandeira de Mello inspirou Romeu Felipe Bacellar Filho a criar a chamada Escola Paranaense de Direito Administrativo, composta por jovens juristas críticos ao neoliberalismo e ao gerencialismo. Fortemente influenciado por Hans Kelsen, Bandeira de Mello se considera um positivista.
É tido como uma das principais referências do Direito Administrativo no Brasil.
Livros publicados
- Serviço Público e Concessão de Serviço Público. São Paulo: Editora Malheiros, 2017. ISBN 9788539203734
- Curso de Direito Administrativo. São Paulo: Editora Malheiros, 33ª Edição, 2016. ISBN 9788539203475
- Pareceres de Direito Administrativo. São Paulo: Editora Malheiros, 2011. ISBN 9788539200672
- Eficácia das Normas Constitucionais e Direitos Sociais. São Paulo: Editora Malheiros, 2009. ISBN 9788574209470
- Grandes temas de Direito Administrativo. São Paulo: Malheiros, 2009. ISBN 9788574209685
- Conteúdo Jurídico do Princípio de Igualdade. São Paulo: Editora Malheiros, 4ª Edição, 2005. ISBN 8574200476
- Discricionaridade e Controle Jurisdicional. São Paulo: Editora Malheiros, 2ª edição, 2003. ISBN 8574200492
- Regime Constitucional dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta. 3ª. ed. São Paulo: Malheiros Editores, 1995.
- Prestação de Serviços Públicos e Administração Indireta. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2ª Edição, 3ª tiragem, 1987. ISBN 85-203-0249-1
- Ato Administrativo e Direito dos Administrados. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 1981. ISBN 85-203-0116-9
- Licitação. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1980.
- Prestação de Serviço Público e Administração Indireta. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1973.
- Apontamentos sobre os Agentes e Órgãos Públicos. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 1972.
- Manual das Autarquias Municipais. Brasília: Serviço Nacional de Assistência aos Municípios - SENAM, 1969.
- Natureza e Regime Jurídico das Autarquias. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 1968.