Cavi Borges
Quick Facts
Biography
Cavi Borges é produtor, diretor e empresário do setor de cinema. É o fundador da Cavídeo, locadora especializada em filmes raros e de arte, referência entre os cinéfilos do Rio, que mais tarde também se tornou produtora e distribuidora de filmes.
Carlos Vinícios Borges (Cavi Borges) é um cineasta carioca. Nascido em 12 de novembro de 1975, formado em Cinema e Economia, foi atleta de judô profissional, mas se afastou do esporte ao ficar fora das Olimpíadas devido a uma lesão no joelho. Em 1997 Cavi abriu a vídeo-locadora Cavídeo. No início , com filmes sobre artes marciais, mas logo passou a ser frequentada por espectadores que buscavam por filmes fora do mainstream. O negócio se diversificou e a locadora mudou de perfil, tornado-se referência no Rio de Janeiro entre os cinéfilos, universitários e cineastas, pelo seu acervo de filmes de arte, raros e clássicos.
Em 1999 começou a exibir mostras de grandes diretores de cinema, focando em suas obras mais raras. Esse gesto contribuiu para a retomada do movimento cineclubista carioca.
Em 2003 Cavi ingressou na faculdade de Cinema da Universidade Estácio de Sá, tornando-se Bacharel em 2007.
Em 2005 a Cavídeo vira também produtora e distribuidora de curtas e longas metragens nacionais. Associa-se a diversos trabalhos culturais no cinema e artes em geral, patrocinando, além de filmes, mostras e peças de teatro, festivais, livros e cursos.
Em 2007 lança o projeto "Curtas na Prateleira", ideia inovadora de distribuição gratuita de curtas metragens para associados e instituições, permitindo a visibilidade deste tipo de filme, que geralmente tem exibição restrita à festivais de cinema.
Ao longo desses anos Cavi vem dando oportunidades a novos cineastas, buscando valorizar projetos de baixo orçamento. Realizou diversos curtas, médias e longas metragens documentais e de ficção com grupos culturais, como por exemplo, Nós do Morro, CUFA, Cinema Nosso e Cinemaneiro. Desde então, como resultado dessa viabilização de projetos, Cavi tem vivido em intensa produção e direção cinematográfica.
Em 2008 seu trabalho é reconhecido internacionalmente, ao ganhar o prêmio de "Jovem Empreendedor do Cinema Brasileiro", realizado pelo Britsh Counciul, sendo convidado pela Inglaterra a representar o Brasil na etapa mundial.
Em 2009 participa do projeto transmídia com a série Mateus, o Balconistasérie com 40 episódios, com o ator Mateus Solano como protagonista), exibida no primeiro canal de TV destinada à celulares no Brasil. A série cresceu, transformando-se no primeiro longa metragem para exibição em mídias móveis do país, Vida de Balconista.
Em 2010 o curta metragem selecionado pelo programa Petrobrás Cultural, A distração de Ivan foi selecionado para o Festival de Cannes na Semana da Crética. Em 2011 produziu e exibiu em festivais nove longas metragens como Riscado, que ganhou cinco kikitos no Festival de Gramado e o prêmio de melhor atriz no Festival do Rio .
Em 2012, com 10 novos curtas finalizados, seu novo longa documentário Cidade de Deus - 10 Anos Depois foi selecionado para o encontro com produtores no Festival de Cannes 2012.
Em 2013 e 2014 seu filme "Cidade de Deus - 10 anos depois" participou de mais de 60 festivais de cinema nacionais e internacionais ganhando os premios de melhor filme pelo juri popular na Mostra Tiradentes, no Festival CURTASE, e na Bolivia.
Nos anos seguintes dirigiu os longas: UM FILME FRANCÊS (2015),ROSEMBERG - CINEMA, COLAGEM E AFETOS (2016), SALTO NO VAZIO (2017) E REVIVER (2018).
Para 2019se prepara para lançar os longas: O SONHO DE RUI e FADO TROPICAL.
Nesses 20 anos dedicado ao cinema já dirigiu 40 curtas e 14 longas. Sua produtora já produziu 90 curtas e 60 longas.
Em duas décadas se tornou o grande nome do cinema independente brasileiro trabalhando e contribuindo tanto na produção, distribuição e exibiçãode filmes nacionais.