peoplepill id: carlos-cardoso-3
CC
Brazil
1 views today
1 views this week
Carlos Cardoso
Brazilian writer

Carlos Cardoso

The basics

Quick Facts

Intro
Brazilian writer
Places
Work field
Gender
Male
Birth
Place of birth
Rio de Janeiro, Brazil
Age
52 years
The details (from wikipedia)

Biography

Carlos Cardoso (Rio de Janeiro, 30 de dezembro de 1973) é umengenheiro e poeta brasileiro. Considerado destaque de sua geração, Carlos Cardoso estreou na literatura em 2004 com o livro Sol Descalço


Carreira

Carlos Cardoso lançou seu primeiro livro em 2004, intitulado Sol Descalço. No ano seguinte, publicou Dedos Finos e Mãos Transparentes.

Após um hiato de mais de 10 anos entre suas publicações, Cardoso lançou em 2017 "Na Pureza do Sacrilégio". O livro tem a apresentação do crítico Silviano Santiago e do membro da Academia Brasileira de Letras, Antonio Cicero.[16

Melancolia, seu quarto livro, foi lançado em 2019, tem a orelha assinada por Heloísa Buarque de Hollanda e posfácio do membro da Academia Brasileira de Letras, Antônio Carlos Secchin.

Carlos Cardoso possui uma ligação com as artes plásticas que pode ser observada desde a sua primeira obra, Sol Descalço, mas torna-se ainda mais evidente a partir de sua terceira obra, cuja capa foi inspirada nos poemas do livro e assinada pela artista plástica Lena Bergstein. No livro Melancolia o constante diálogo do poeta com as artes plásticas é estampado em sua capa, feita pelo pintor e escultor Carlos Vergara.

O livro Na Pureza do Sacrilégio foi traduzido para a língua búlgara pelo poeta Rumen Stoyanov e publicado pela editora Vessela Lutskanova.

Sua obra já repercutiu em veículos expressivos como O Globo, O Estado de S. Paulo, Valor Econômico, Jornal do Comércio, Jornal do Brasil, R7, Folha de São Paulo, O Povo (jornal de Fortaleza), Revista Bravo, Canal Curta ,entre outros.

Alguns de seus poemas foram traduzidos e publicados em revistas de países da América Latina e da Europa. e outros foram traduzidos para o inglês e o espanhol.

Obras

  • Sol Descalço (7Letras, 2004)
  • Dedos Finos e Mãos Transparentes (7Letras, 2005)
  • Na Pureza do Sacrilégio (Ateliê Editorial, 2017)
  • Na Pureza do Sacrilégio (Audiobook Na Pureza do Sacrilégio, Editora: Luz da Cidade 2017)
  • Melancolia (Editora Record , 2019)

Repercussão crítica

Carlos Cardoso tem sua produção marcada por uma linguagem própria e independente sendo por isso, considerado representante de uma nova poética no país.

O livro Dedos Finos e Mãos Transparentes foi elogiado por Carlito Azevedo, crítico brasileiro: "Quando nós, leitores, pensávamos ter capturado e enquadrado a originalidade poética de Carlos Cardoso, surge um novo livro do autor, Dedos finos e mãos transparentes, no qual a fúria motriz das imagens alucinadas se atenua e dá lugar a um mundo de sutilezas e sensações as mais cotidianas que, sem jamais perder a visceralidade e o gosto pela surpresa, nos tocam por sua simplicidade".

Seu último livro, Na Pureza do Sacrilégio, foi descrito por Marina Della Valle como "uma voz trabalhada na brevidade do verso e na combinação certeira de palavras, na qual nada jamais parece sobrar, ultrapassar a medida do indispensável, mas que nunca resulta em algo estéril", O crítico literário Silviano Santiago, que assinou o prefácio, disse que uma das suas principais qualidades é o desnudamento, e que sua obra tem afinidades com a produção de João Cabral de Melo Neto, Fernando Pessoa e Octavio Paz, acrescentando: "O poema perambula, mas tudo permanece intacto — eis a lição de poesia". Para Manuel da Costa Pinto, o autor tem "uma linguagem própria e independente", e segundo o crítico Antonio Cicero, sua poesia "é muito original, muito estimulante, porque na verdade tem muitas aproximações inesperadas. Ele traz junto a razão, o intelecto, a memória, a imaginação, a emoção. [...] A gente se desloca do mundo convencional em que a gente vive normalmente e entra em outro mundo, que é esse que ele abre com suas palavras. Então, eu gosto muito". Para o jornalista Paulo Werneck, especializado em literatura, Cardoso "tem uma poesia singular, uma poesia que se destaca daquela que está sendo produzida no Brasil hoje, [...] é o surgimento de uma nova paisagem poética no país. Não é todo dia que se vê surgir um poeta com essa força e que tem esse respaldo crítico". Na opinião do professor livre-docente da Unesp Aguinaldo José Gonçalves, sua escrita alcança a excelência poética, além de integrar tradição e modernidade. O livro foi um dos indicados para o Prêmio Bravo! de Cultura na categoria de Melhor Livro.

Em Melancolia, Heloísa Buarque de Hollanda, que assinou a orelha da publicação, descreve a poesia de Carlos Cardoso como vital.

Em dezembro de 2019, Melancolia foi premiado pela Associação Paulista de Críticos de Arte como Melhor Livro de Poesia do ano.

Ligações externas

The contents of this page are sourced from Wikipedia article. The contents are available under the CC BY-SA 4.0 license.
Lists
Carlos Cardoso is in following lists
comments so far.
Comments
From our partners
Sponsored
Credits
References and sources
Carlos Cardoso
arrow-left arrow-right instagram whatsapp myspace quora soundcloud spotify tumblr vk website youtube pandora tunein iheart itunes