Caetano Ximenes de Aragão
Quick Facts
Biography
Caetano Ximenes de Aragão (Alcântaras, 24 de fevereiro de 1927 — Fortaleza, 14 de julho de 1995) foi um escritor e médico brasileiro.
Biografia
Era filho de Roberto Ximenes de Aragão e de Edite Ximenes Aragão e irmão de Roberto Ximenes de Aragão. Fez os primeiros estudos com professores em casa e nos colégios Farias Brito e no Colégio Sobralense, concluindo o primário em Sobral. Desde cedo tornou-se em assíduo leitor e produtor de poesias.
Na década de 1940, seu pai o matriculou no Colégio Castelo Branco, na capital cearense. Após a conclusão do ginasial, e por não haver escola de medicina no Ceará, viajou para o estado da Bahia, onde concluiu o científico, ingressando e sendo o mais jovem entre os colegas na Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia. Graduado em 15 de dezembro de 1952, foi o orador de sua turma.
Clínico e adepto de ideias humanitárias e socialistas, regressou a Alcântaras, onde passou a dar consultas gratuitamente, durante um mês, para os pobres do município, logo depois exercendo o ofício em Tianguá, na Serra de Ibiapaba.
Obras
- O Pastoreio da Nuvem e da Morte (1975)
- Romanceiro de Bárbara[1](1980)
- Sangue de Palavra(1981)
- Canto Intemporal (1982)
- Caetanias (1985)
Póstumas
- Ilha dos cornos (1996)
- Canto pela paz (2004)