Bernardo Ortiz Júnior
Quick Facts
Biography
Bernardo Ortiz Junior (Taubaté, 22 de março de 1974) é um advogado e político brasileiro, eleito prefeito de Taubaté em 2012 e 2016.
Carreira Política
Depois de quatro anos trabalhando na Prefeitura de Taubaté, de 2001 a 2005, candidatou-se a prefeito em 2008, mas foi derrotado por Roberto Peixoto. Nos anos seguintes, foi consultor na Prefeitura de Ubatuba. Em 2010, disputou as eleições para deputado estadual pelo PSDB.
Mais uma vez candidato a prefeito em 2012, venceu com 62,92% dos votos válidos no segundo turno da eleições, derrotando Isaac do Carmo (PT), apesar das denúncias que o levaram a ser investigado pelo Ministério Público de São Paulo. Ele era acusado de formar um cartel de empresas para fraudar licitações da Fundação de Desenvolvimento da Educação (FDE), na época presidida pelo seu pai e ex-prefeito de Taubaté, Bernardo Ortiz. As investigações prosseguiram, inclusive na Assembleia Legislativa de São Paulo, e Ortiz Júnior acabou sendo condenado por abuso de poder político e econômico, em agosto de 2013, tendo seu mandato cassado. O prefeito recorreu da sentença e ainda aguarda julgamento do recurso no Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo.
Nos anos de 2014 e 2016, recebeu o selo de Prefeito Empreendedor do Sebrae, pelo projeto do Arranjo Produtivo Local (APL) de Leite e Derivados da Microrregião de Taubaté.
Teve o seu mandato de Prefeito de Taubaté cassado pela Justiça Eleitoral de Taubaté e pelo Tribunal Regional Eleitoral por abuso de poder econômico e político nas eleições de 2012. Mas a cassação não foi confirmada pela Corte do Tribunal Superior Eleitoral em outubro de 2016.