peoplepill id: bernardo-correia-leite-de-morais-almada-e-castro
BCLDMAEC
Portugal
1 views today
1 views this week
Bernardo Correia Leite de Morais Almada e Castro

Bernardo Correia Leite de Morais Almada e Castro

The basics

Quick Facts

Places
Gender
Male
Place of birth
Guimarães, Braga, Portugal
Age
63 years
Awards
Knight of the Order of the Tower and Sword
 
The details (from wikipedia)

Biography

Bernardo Correia Leite de Morais Almada e Castro (Guimarães, 20 de Outubro de 1806 - 21 de Dezembro de 1869), 2º visconde de Azenha e 1º conde da Azenha, foi um militar e político português.

Era filho de Martinho Correia de Morais e Castro, 1º visconde da Azenha, igualmente miguelista e oficial superior como ele.

Foi senhor do Morgado de Parada de Infanções, casa de Carvalho, por sucessão a seu pai, senhor dos morgados da Gulpilheira, Azenha e Cainos, São Clemente ou Golias, padroeiro da Misericórdia de Arrifana de Sousa por sucessão de sua mãe.

Foi condecorado com o grau de cavaleiro da Ordem da Torre e Espada, pelo Decreto de 26 de Outubro de 1832, por força da Carta Régia de 14 de Setembro de 1832 dirigida ao Tenente-General Visconde do Peso da Régua (cf. ANTT – MR - Livro 1123).

Em 27 de Março de 1855 obteve a comenda da Ordem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa.

Biografia

Alistou-se em 1818 no regimento de cavalaria 9, sendo despachado alferes deste corpo em Março de 1820 quando apenas cantava a idade de 14 anos.

Nesse ano decide não abraçar a revolução liberal, seguindo para Trás-os-Montes onde em 1823, onde foi honrado com o título de visconde, acompanhou o Marquez de Chaves, que levantara o grito de revolta contra o sistema constitucional, sendo então promovido a capitão e neste posto emigra em 1820 para a Espanha por efeitos da revolução deste ano, em que foi caudilho em Trás-os-Montes o mesmo Marquês de Chaves. Por tal motivo foi demitido do exército.

Com a vinda de D. Miguel, volta à pátria e de novo em Outubro de 1828 lhe é restituído o antigo posto, sendo em Março seguinte nomeado coronel comandante do batalhão de voluntários realistas de Guimarães. Em 1832 D. Miguel nomeia-o seu ajudante de Campo.

Terminada a guerra civil e implantado o sistema constitucional, com o Tratado de Évora Monte , terá seguido o seu rei para o exílio e depois retira-se para os seus domínios em Guimarães, vivendo apartado da política e perdendo todos os seus títulos.

Em 1846, porém, adere ao sistema vigente e é lhe confirmado o título de visconde e acompanhando o marechal Saldanha no movimento que na nossa história contemporânea recebeu o nome de Regeneração, é admitido novamente às fileiras, dando-se-lhe o seu antigo posto de capitão, no qual se conservou até 1866, sendo então reformado no posto de major.

Em 27 de Setembro de 1852, foi elevado a conde e foi eleito deputado para a legislatura desse ano a 1853; ocupou o cargo de governador civil do distrito de Braga desde 20 de Junho de 1859 a 1860 e foi condecorado com os hábitos e comendas das Ordens de Cristo, Conceição, Avis, Torre Espada, Conde de Palatino, medalha da acrisolada fidelidade Transmontana de prata.

Faleceu a 2 de Dezembro de 1869 e no dia 23 foram celebrados os ofícios fúnebres na igreja de S. Francisco. Grande pompa se desenvolveu neste acto.

Dados genealógicos

Casou a 29 de Setembro de l830 com: D. Maria Custódia Clemência dos Anjos de Sousa de Vasconcelos e Gouveia Coutinho (1800 - 1838), filha herdeira de José Inácio Pais Pinto de Sousa e Vasconcelos, Desembargador da relação do Porto e senhor do Morgado de Freixo de Numão, e de Maria Benedita Antónia de Gouveia Coutinho de Almeida e Vasconcelos.

Tiveram:

  • Maria da Assunção Correia Leite de Almada casada com Joaquim de Magalhães e Menezes de Vilas-Boas
  • Inácio Leite Correia de Almada Machado de Morais e Castro, 2º conde da Azenha, , nascido a 15 de Junho de 1832, casado com Maria Filomena Ribeiro
  • Maria da Graça Correia Leite de Almada casada com João Baptista de Sousa de Menezes e Vasconcelos Correia Brandão
  • Ana Emília Correia Leite de Almada casada com António Pereira Leite da Silva

Bibliografia

  • Nobreza de Portugal e Brasil, Direcção de Afonso Eduardo Martins Zuquete, Editorial Enciclopédia, 2ª Edição, Lisboa, 1989, vol. 2, pg. 360.
  • Velhas Casas de Guimarães, Maria Adelaide Pereira de Moraes, CEGHHF-Universidade Moderna do Porto, Porto, 2001, vol. 2, pg. 1072

Ligações externas

The contents of this page are sourced from Wikipedia article. The contents are available under the CC BY-SA 4.0 license.
Lists
Bernardo Correia Leite de Morais Almada e Castro is in following lists
comments so far.
Comments
From our partners
Sponsored
Credits
References and sources
Bernardo Correia Leite de Morais Almada e Castro
arrow-left arrow-right instagram whatsapp myspace quora soundcloud spotify tumblr vk website youtube pandora tunein iheart itunes