Benhur Bortolotto
Quick Facts
Biography
Benhur Argenta Bortolotto (Uruguaiana, 12 de julho de 1987) é um jornalista, editor e escritor brasileiro. Nasceu no Rio Grande do Sul, em Uruguaiana, onde foi diretor de redação do Jornal Tribuna e criou e coordenou o Projeto Literário Proa da Palavra. Seu romance, O arcanjo inconfidente (escrito dos 20 aos 21 anos do autor), foi publicado pela tradicional editora Movimento, responsável pela estreia de alguns dos principais autores gaúchos, como Caio Fernando Abreu, Luiz Antonio de Assis Brasil e Moacyr Scliar.
O jornal Tribuna e o Projeto Proa viabilizaram o resgate de escritores de relevância cultural para a Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul.
Estilo
O romance O arcanjo inconfidente não possui pontos de exclamação, interrogação, ponto e vírgula, aspas, travessões ou parênteses. Bortolotto limitou-se a usar apenas vírgulas e pontos finais, remetendo ao texto do escritor português José Saramago. Os longos períodos e a ironia também lembram a escrita de Saramago. O estilo de O arcanjo inconfidente é mantido nos contos "Para onde foram as crianças?", "Corre senão Jesus pega" e "O filho secreto", que compõem o livro de contos "Os nomes". Bortolotto também marca no texto uma constante interação entre história e narrativa, que se constroem mutuamente.
Obra
O arcanjo inconfidente (romance), 2009
Os nomes (contos), 2012