Aurea Domenech
Quick Facts
Biography
Aurea Domenech, nome artístico de Aurea Domenech Bussons, (Rio de Janeiro, RJ, 14 de janeiro de 1956) é uma escritora e poetisa ibero brasileira premiada, que escreve desde os onze anos de idade. É também artista plástica premiada no Brasil e nos Estados Unidos.
Em 2017, seu poema ecológico e humanístico de caráter internacional "CERTIDUME" venceu um concurso que o elegeu para a abertura do Festival de Literatura em Lomé, no Togo. Dentre os concorrentes brasileiros, alguns membros da Academia Brasileira de Letras.
Em 2019, seu soneto "VEM DO PROFUNDO LODO A FLOR DE LÓTUS"alcançou o 8º lugar dentre 2251 poemas inscritos para a publicação da Antologia da Editora Vivara.
É advogada formada em Ciências Jurídicas e Sociais, "cum laude",pela Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro, naqual ingressou em 6º lugar..
Após muitos anos como autodidata, estudou Fine Arts (Painting);Belas Artes (Pintura) na School of The Art Institute of Chicago, a universidade de arte de maior prestígio nos Estados Unidos,com bolsa de estudos por méritos artísticos.
Foi designer e colaboradora do Unicef de 1997 a 2000.
Integra o movimento Realismo Contemporâneo e, no Brasil, é pioneira. O movimento surgiu no início do século em Florença, Itália,tem raízes no Renascimento e toma, presentemente, grande impulso nos Estados Unidos, na Escandinávia e na Espanha.
Tem participado como convidada das Bienais Internacionais do Livro de Pernambuco e do Rio de Janeiro e da Flip, em Paraty, Rio de Janeiro.
Em 2005, fez individual na Great Saint Mary Church, Universidade de Cambridge, no Reino Unido. Na ocasião, apresentou um trabalho baseado na obra do Aleijadinho, o Mestre do Barroco Brasileiro.
Trabalha há 23 anos faz parte do Serviço Diplomático Brasileiro,trabalhando no Setor Consular do Escritório Regional do Ministério das Relações Exteriores no Rio de Janeiro, o Itamaraty. Foi Vice-Cônsul em Singapura.
Foi tradutora da Editora Record, traduzindo a obra do arqueólogo britânico Simon Gibson "A Gruta de São João Batista", "A Batalha da Salamina",entre outros.
Tem quatro livros publicados,poemas e contosinseridos em várias antologias no Brasil, em Portugal e nos Estados Unidos.
Livros Publicados
- "Curto Tempo" Editora Prol - São Paulo, 1984
- "O Pescador de Sombras" Editora Achiamé - Rio de Janeiro, 1989
- "Primeira Antologia Poética dos Advogados do Estado do Rio de Janeiro" Celu Editora Ltda.,1988
- “Legal Studies Fórum”, Editora da West Virgínia University, Virgínia, EUA.
- "Revista de Arte Uturn" - Chicago, EUA, 2000
- "Nova Antologia Poética Brasileira", organização de Olga Savary
- "A Gruta de São João Batista" , tradução de Simon Gibson - Editora Record, Rio de Janeiro, 2008
- “Um Rio de Contos”, com o conto “O Médico Iluminador”. Editorial Tágide, Lisboa, Portugal, 2009. Primeiro livro publicado em português consoante o AOLP.
- "Tempestades de Areia" Editora 7Letras, Rio de Janeiro, 2016
- "Além da Terra Além do Céu", antologia poética da Editora Chiado, Lisboa- São Paulo, 2017
- "Memórias na Chuva", Editora 7Letras, Rio de Janeiro, 2017
- " Paris: a festa continua - Livro de Sonetos", Editora 7Letras, no prelo, 2019