Augusto Manuel Farinha Beirão
Quick Facts
Biography
Augusto Manuel Farinha Beirão (Pinhel, 1906 — Pinhel, Julho de 1971) foi um oficial do Exército Português, que atingiu o posto de general, que desempenhou um importante papel na consolidação do regime do Estado Novo como comandante-geral da Guarda Nacional Republicana. Foi presidente da Cruzada Nun'Álvares, um movimento de extrema-direita.
Biografia
Teve um papel determinante na repressão da Revolta de Fevereiro de 1927, uma rebelião militar com epicentro na cidade do Porto de 3 a 9 de Fevereiro de 1927. Aquela revolta foi a primeira tentativa reviralhista contra a Ditadura Nacional surgida do Golpe de 28 de Maio de 1926.
No posto de coronel, foi nomeado a 27 de Maio de 1927 para o cargo de comandante da Guarda Nacional Republicana, em cujo exercício se distinguiu na defesa do regime do Estado Novo durante a Revolta de 26 de Agosto de 1931.
A partir de 1936 presidiu à direcção da Cruzada Nacional D. Nuno Álvares Pereira, a Cruzada Nun'Álvares, um movimento político de extrema-direita fundado no fim da Primeira Guerra Mundial como resposta à crónica instabiidade política e social da Primeira República Portuguesa.
O general Farinha Beirão é lembrado na toponímia de Pinhel, onde lhe foi tambem dedicado um monumento.