peoplepill id: armando-de-moraes-ancora
ADMA
1 views today
1 views this week
Armando de Moraes Ancora

Armando de Moraes Ancora

The basics

Quick Facts

Gender
Male
The details (from wikipedia)

Biography

O general Armando de Moraes Ancora (Pelotas, 5 de agosto de 1901 — Rio de Janeiro, 26 de setembro de 1964) foi um militar brasileiro. Combateu na Segunda Guerra Mundial, foi o comandante da 1ª Região Militar na década de 1950 e comandante do I Exército durante a época do golpe militar de 1964.

Ao verificar a divisão do exército, o general Âncora optou por evitar confrontos armados entre os militares legalistas (favoráveis ao golpe) e as tropas contrarrevolucionárias (apoiadoras de João Goulart, pois o movimento era chamado por apoiadores de "revolução") que queriam impedir que isso acontecesse. No encontro de Resende, Armando Âncora, que estava assumido interinamente o Ministério da Guerra, em substituição ao general Jair Dantas Ribeiro, declarou o fim da resistência das forças que davam proteção ao governo.

Além de ter comandado o I Exército, o general Âncora foi chefe de Polícia do Distrito Federal na época do atentado da rua Toneleros, em agosto de 1954, o que teria provocado a sua saída do cargo, antes do suicídio de Getúlio Vargas, tendo sido um dos poucos militares leais a Vargas juntamente com o General Manuel César de Góis Monteiro.

Armando Âncora é o pai do general Armando de Moraes Ancora Filho.

Precedido por
Nestor Souto de Oliveira
Comandante da 1ª RM
1959 — 1960
Sucedido por
Joaquim Justino Alves Bastos

Ver também

The contents of this page are sourced from Wikipedia article. The contents are available under the CC BY-SA 4.0 license.
Lists
Armando de Moraes Ancora is in following lists
comments so far.
Comments
From our partners
Sponsored
Credits
References and sources
Armando de Moraes Ancora
arrow-left arrow-right instagram whatsapp myspace quora soundcloud spotify tumblr vk website youtube pandora tunein iheart itunes