Antônio Maria da Silva
Quick Facts
Biography
Antônio Maria da Silva (Alto Longá, 28 de abril de 1931) é um agropecuarista e político brasileiro que exerceu cinco mandatos de prefeito de Prata do Piauí.
Biografia
Paralelo a sua atividade na seara agropecuária atuou desde cedo na política sendo um dos responsáveis pela emancipação do povoado Prata do Piauí de São Félix do Piauí. Instalado o novo município, Antônio Maria da Silva foi eleito prefeito em 1962 pela UDN e a partir de então formou um grupo político que influenciou os destinos dos munícipes ao longo do Século XX.
O advento do bipartidarismo levou seus partidários a ingressar na ARENA e nela Antônio Maria conquistou novos mandatos em 1970 e 1976 e venceu as eleições de 1988 pelo PDS. Ressalte-se que os quatro mandatos que exerceu como prefeito foram anteriores à reeleição para cargos executivos por força da Emenda Constitucional nº 16 de 4 de junho de 1997, que alterou a Constituição de 1988.
Filiado aos sucedâneos do PDS, viu seu filho Sebastião Hubaldo de Andrade Silva (Sebaldo) ser eleito prefeito de Prata do Piauí em 1996, todavia houve uma cisão em seu grupo político: de um lado permaneceu Antônio Maria da Silva e do outro o ex-prefeito Doroteu Barbosa Lima cujo filho, Charles, foi eleito prefeito do município em 2000 e 2004. Porém, a cassação deste último pelo Tribunal Regional Eleitoral em 2007 propiciou o retorno de Antônio Maria à prefeitura, sua quinta passagem pelo executivo em quarenta e cinco anos. Visando as eleições de 2008 filiou-se ao PSB e partiu em busca da reeleição, porém uma ameaça de impugnação o levou a retirar sua candidatura. Em seu lugar foi indicada Ana Maria de Macedo Pereira.
Fonte de pesquisa
SANTOS, José Lopes dos. Piauí: a força do poder municipal. v. III. Teresina, Gráfica Mendes, 1989.