Antônio Luiz Cagnin
Quick Facts
Biography
Antônio Luiz Cagnin (Araras, 13 de junho de 1930 — Embu das Artes, 9 de outubro de 2013) foi um professor universitário, semiólogo e pesquisador de histórias em quadrinhos brasileiro.
Biografia
Doutor em “semiologia da imagem”, foi professor universitário da Universidade de São Paulo, Cagnin publicou em 1975, o livro "Os Quadrinhos", estudo sobre quadrinhos através da semiótica, publicado no ano anterior como uma tese de mestrado, em 1986, iniciou uma pesquisa sobre Angelo Agostini, pioneiro da história em quadrinhos no Brasil, em 1990, ao lado de Álvaro de Moya e Waldomiro Vergueiro fundou o Núcleo de Pesquisas de Histórias em Quadrinhos, agora chamado de Observatório de Histórias em Quadrinhos na área da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Em 1996, criou ao lado de Wagner Augusto da editora CLUQ, a revistas Phenix, em 1999, reativou a revista Quadreca, criada na USP em 1977 por Sônia Luyten.
Cagnin morreu em 8 de outubro de 2013, vítima de infarto fulminante, Cagnin pretendia relançar o livro Os Quadrinhos, o livro foi reeditado postumamente em 2015, pelo selo do Observatório de Histórias em Quadrinhos da Criativo Editora, tendo revisão do próprio Cagnin e sua última entrevista publicada.
Bibliografia
- Os Quadrinhos (Editora Ática, 1975)
- Vanguarda: um projeto semiológo (Vozes, 1975)
- O Tico-Tico 100 Anos - Centenário da Primeira Revista de Quadrinhos do Brasil, organizado por Waldomiro Vergueiro e Roberto Elísio dos Santos (Opera Graphica, 2005)
- Os Pioneiros no Estudo de Quadrinhos no Brasil, organizado por Waldomiro Vergueiro, Paulo Ramos e Nobu Chinen (Criativo Editora, 2013)
- Os Quadrinhos – Linguagem e Semiótica (Criativo Editora, 2015)
Prêmios
- Prêmio Angelo Agostini - Mestre do Quadrinho Nacional (2008)
Referências
Ligações externas
- Antônio Luiz Gagnin no site da FAPESP
- Antônio Luiz Gagnin no site da USP