Antonio Gustavo Matos do Vale
Quick Facts
Biography
Antonio Gustavo Matos do Vale (Minas Gerais, 28 de abril de 1951) é ex-presidente da Infraero, tendo assumido o cargo em 16/03/2011.
Graduado em Ciências Contábeis, Administração de Empresas e Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, em Belo Horizonte, de 1972 a 1977. Especializado em Análise de Sistemas de Informação pelo Centro de Desenvolvimento em Administração Paulo Camillo de Oliveira Penna, da Fundação João Pinheiro, em convênio com a Fundação de Desenvolvimento e Pesquisa (FUNDEP), em Belo Horizonte, de 1978 a 1979. Foi Vice-Presidente de Tecnologia e Infraestrutura e Diretor de Tecnologia e Infraestrutura do Banco do Brasil, no período entre abril/2001 e janeiro/2003.
Trabalhou durante 17 anos no Banco Central. Na instituição atuou como Auditor, Inspetor e Coordenador, Assessor, Chefe de Divisão e Chefe Adjunto no Departamento de Fiscalização, tendo como última função a de Diretor de Liquidações e Controle de Operações do Crédito Rural, onde ficou até fevereiro de 2011. Foi membro da equipe de Implementação do Programa de Reestruturação do Sistema Financeiro Estadual e do Financiamento das Dívidas dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios; coordenador do Projeto Adaptação dos Sistemas Informatizados das Instituições Componentes do Sistema financeiro do Brasil (SFN) na passagem do ano 2000 ("Bug do Milênio") e membro do Conselho de Administração da Fundação Banco Central de Previdência Privada (Centrus).
Em 3 de junho de 2016, assumiu a presidência da Infraero onde tocou projetos de reestruturação da empresa como a criação da ASAS Soluções Aeroportuárias, uma subsidiária da Infraero, em parceria com a Fraport-AG, com foco na prestação de serviços aeroportuários em diversos nichos de mercado. Também, em 2016, deu início às obras da nova pista de pouso e decolagem do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, que funcionarão como um hub do Mercosul e dos países andinos, com voos diretos para a Europa, Estados Unidos e Caribe.
No mesmo ano foi cotado pelo Ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, e o atual Presidente da República, Michel Temer, para assumir o cargo de presidência do Banco do Brasil.
Em março de 2017 foi convidado para assumir o cargo de Vice-Presidente de Tecnologia do Banco do Brasil, voltando à casa depois de sua primeira passagem no segundo Governo Fernando Henrique Cardoso, entre os anos de 2001 e 2003.