Ana Paula Rechuan
Quick Facts
Biography
Ana Paula Rechuan é médica cardiologista e uma política brasileira, filiada ao PMDB. Se elegeu deputada estadual no Rio de Janeiro em 2014 pela primeira vez, para o mandato 2015–2019, com aproximadamente 40 mil votos, principalmente na Região das Agulhas Negras (Sul do Rio). Inicialmente, quarta suplente, assumiu a vaga com a nomeação de deputados eleitos para secretarias.
Após a exoneração de Carlos Roberto Osorio, quando este reassumiu a vaga de deputado estadual, Ana Paula voltou à suplência. Reassumiu em 2017, após Bernardo Rossi assumir a prefeitura de Petrópolis. "Mesmo longe das discussões de plenário, após o retorno a suplência no mês de outubro passado, tenho acompanhado com muita atenção a grave crise que o estado vem enfrentando. Acredito que este seja o momento de se fazer um esforço para o equilíbrio das contas públicas para que o estado consiga honrar seus compromissos seja com os servidores públicos ativos e inativos, seja com as políticas públicas de saúde, educação, assistência social e segurança pública", disse ao retornar para Alerj.
Autora de leis importantes de combate combate à Dengue, Zika e Chikungunya no Estado do Rio, como: Lei nº. 7110/15 – Permite a entrada de agentes de saúde em imóveis fechados; Lei nº. 7213/16 – Repelente na Cesta Básica e Lei nº. 7216/16 – Sanções Administrativas Saúde. Também é autora da Lei nº. 1791/16 – Parto Humanizado. Também participou da CPI Mulher da Alerj e de audiências públicas sobre Economia Solidária e Empoderamento da Mulher.
Nascida em Barra do Piraí, Ana Paula Rechuan foi primeira-dama do Município de Resende-RJ, de 2009 a 2016, onde ao lado do prefeito José Rechuan Junior foi atuante em ações para crianças, mulheres e idosos.