Ana Loforte
Quick Facts
Biography
Ana Maria Juliana Loforte (Moçambique, c. 1953) é uma antropóloga, historiadora e destacada ativista feminista moçambicana. É uma das principais investigadoras de antropologia e género de África.
Foi uma das responsáveis pelo estabelecimento dos cursos das ciências sociais naUniversidade Eduardo Mondlane.
Biografia
Graduada na primeira turma de história da Universidade Eduardo Mondlane (UEM), ainda recém-formada, foi convidada por Aquino de Bragança, em 1975, para estabelecer os cursos das ciências sociais da referida universidade, que na altura ainda era efémera.
Por recomendação de Aquino, afiliou-se à área de investigações em antropologia na UEM, sendo uma das suas coordenadoras desde o início. Trabalhou na reorganização do Centro de Estudos Africanos da UEM quando a Ruth First assumiu a coordenação da área de investigações nesta universidade.
Ainda na década de 1980 iniciou o seu mestrado nos estudos de desenvolvimento da Universidade de Dar es Salaam.
Em 1996 concluiu seu doutoramento em antropologia pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (atual ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa).
Desde a década de 1990 tem se destacado como uma das mais atuantes ativistas e intelectuais feministas da África Austral.
Em 2011, depois de trinta e seis anos, desfilia-se (jubila-se) da carreia académica na UEM, para dedicar-se integralmente ao posto de presidente da organização não governamental internacional Women and Law in Southern Africa Research and Education Trust (WLSA), que havia assumido em 2008. A WLSA investiga sobre a situação dos direitos das mulheres, definindo-se como uma organização feminista.
Obras
Loforte é autora de diversas obras, artigos e tratados de antropologia e etnicidade sobre Moçambique e sobre a África Austral, entre elas:
- Migrantes e sua relação com o meio rural. Editora da Universidade Eduardo Mondlane, 1987.
- O estatuto da mulher em Moçambique. Editora da Universidade Eduardo Mondlane, 1988.
- A Persistência dos Valores Tradicionais nas Comunidades Urbanas e a Etnicidade. Editora da Universidade Eduardo Mondlane, 1989.
- Um perfil das crianças de rua em Moçambique. Editora Globo, 1989.
- As Ciências Sociais em Moçambique. Editora da Universidade Eduardo Mondlane, 1993.
- Mulher, tradição e modernidade. Edições Conflito e Mestiçagem, 2000.
- Género e Poder entre os Tsonga de Moçambique. Edições Ela por Ela, 2003.
- Mulher, poder e tradição em Moçambique. Editora Outras Vozes, 2003.
- Algumas Reflexões Sobre Formas de Deslegitimação da Violência Contra Mulher em Moçambique. Editora da Universidade Eduardo Mondlane, 2011.
- A produção da identidade étnica no meio urbano. Editora da Universidade do Porto, 2011.