peoplepill id: aleta-valente
AV
Brazil
1 views today
1 views this week
The basics

Quick Facts

Places
Gender
Female
Place of birth
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
The details (from wikipedia)

Biography

Aleta Valente (Rio de Janeiro, 1986) é artista visual e ativista. Seu trabalho tem o Instagram como suporte principal. Através da publicação de memes, fotografias e performances em plataformas digitais, aborda questões políticas e estéticas da contemporaneidade.

Biografia

Aleta Valente nasceu e vive em Bangu, bairro periférico do Rio de Janeiro. Antes de ingressar nas artes visuais, chegou a atuar em algumas produções cinematográficas, a mais visível sendo Jogo de Cena (2007) de Eduardo Coutinho. Apesar de não ter concluído, estudou na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em duas graduações: Educação Artística, habilitação Artes Plásticas e História da Arte. Passou também por programas de formação na Escola de Artes Visuais do Parque Lage e na Universidade de Verão do CAPACETE.

Suas obras mais antigas são datadas de 2013. Um exemplo é a performance site specific para bienal de artes realizada na UFRJ onde falsificava diplomas de graduação em Belas Artes e MOMAcumba, trabalho que mesclava símbolos do candomblé com imagens do Museu de Arte Moderna de Nova York.

Em 2015 inicia sua incursão nas mídias sociais criando a conta de Instagram "Ex-miss Febem" inspirada na canção "Kátia Flávia, a Godiva do Irajá" de Fausto Fawcett, onde se dedicava a mostrar autorretratos com temáticas ligadas a exploração, violência e super sexualização do corpo feminino. Mesmo com um grande alcance, chegando a ter mais de doze mil seguidores, seu perfil foi retirado do ar devido a denúncias de conteúdo impróprio. O perfil foi reativado e segue mostrando o trabalho da artista.

Trabalhando com o suporte da auto imagem, fotografia e performance, Aleta segue atuando no universo das artes questionando gênero, raça, estereótipos da estética suburbana e o corpo feminino que é patronizado pela sociedade atual.

Análise crítica

O trabalho de Aleta tem sido explorado por estudiosos e críticos de arte no Brasil. Para Alessandra Colasanti, o trabalho de Aleta deve ser visto tanto no campo do ativismo artístico quanto das manifestações simbólicas: "Aleta converge sujeito, objeto e suporte, tese e tubo de ensaio, artista e ativista, modelo e fotógrafa, médica e medusa, musa e antimusa. Abre seu corpo, sua carne, sua casa, sua cama, seu banheiro, seu fogão, seus amigos, seu cotidiano, seu imaginário e mídias sociais dissecando, ressignificando e pondo à prova estereótipos, tabus, os limites da rede e os seus próprios. Faz das ferramentas online, ferramentas ideológicas, de seu corpo, palco, manifesto e bode expiatório, inquirindo, interferindo, alfinetando formas de poder e controle, bem como os modelos instituídos de suas representações."

Ivana Bentes analisa o projeto de Instagram de Aleta e como ele reverbera na sociedade: "Ex-Miss Febem nasceu em janeiro 2015 e morreu em janeiro de 2017 nas redes sociais, quando seu perfil no Instagram foi retirado do ar por excesso de denúncias. Um projeto político, ativista e artístico abortado e censurado por parte do público que o denunciou e pela política de “violação dos padrões da rede” do Facebook/Instagram que censura principalmente os corpos e a nudez femininos. A estética do escândalo, a ressignificação dos selfies, o erotismo fora de lugar, o deixar correr os fluxos de todo tipo, vêm problematizar o consumo público do corpo feminino. Em uma sociedade em que o corpo das mulheres é utilizado para vender pneu, cerveja, comida, carro, sabão em pó, casa, tudo".

Exposições

Exposições coletivas

2017
  • QAP: Tá na escuta, Festival Arte Atual, Instituto Tomie Ohtake, São Paulo, Brasil
  • Black Hole, Montreal, Canadá
2016
  • Resonating Surfaces, Mendes Woods DM, São Paulo, Brasil
  • Além Terreno, Átomos, Rio de Janeiro
  • Permanência e Destruições, lugares públicos do Rio de Janeiro, Brasil
  • Composições Políticas,  Centro Cultural Municipal Helio Oiticica, Rio de Janeiro, Brasil
2015
  • Abre Alas, Gentil Carioca, Rio de Janeiro, Brasil
2013
  • Bienal de Belas Artes da UFRJ, Rio de Janeiro, Brasil

Exposições individuais

2019
  • Superexposição, Galeria A Gentil Carioca, Rio de Janeiro, Brasil

Referências

The contents of this page are sourced from Wikipedia article. The contents are available under the CC BY-SA 4.0 license.
Lists
Aleta Valente is in following lists
comments so far.
Comments
From our partners
Sponsored
Credits
References and sources
Aleta Valente
arrow-left arrow-right instagram whatsapp myspace quora soundcloud spotify tumblr vk website youtube pandora tunein iheart itunes