Ademir Mello
Quick Facts
Biography
Admir de Souza Mello (Anhembi, 23 de fevereiro de 1953 – São José dos Campos, 1 de agosto de 2012), mais conhecido como Ademir Mello, foi um futebolista e treinador brasileiro.
Biografia
Ademir Mello foi casado duas vezes e tinha quatro filhos: Hellen, Harlen, Hemelin e Gabriel.Vivia com a sua última companheira Adélia Yumi Matsubara na cidade de São José dos Campos, no interior de São Paulo.
Primeiros passos
Ademir quando criança, seus primeiros contatos com a bola foi através da professora de Educação Física e jogadora de basquetebol do XV de Piracicaba Maria Helena Cardoso e sua irmã; ambas davam aulas de futebol em um campinho em Piracicaba para garotos. Mais tarde aos 16 anos, Ademir estava nas equipes de base do XV de Piracicaba.
Carreira futebolística
Jogador
Ademir foi destaque logo no seu primeiro clube profissional, em 1974 o XV de Piracicaba. Foi emprestado ao Guarani de Campinas, onde passou a ser chamado de Ademir Mello, para diferenciar do zagueiro Ademir, que também passou a se chamar Ademir Gonçalves.
Depois de estar no Guarani, Ademir Mello voltou ao XV de Piracicaba, esteve no América de Rio Preto e passou a ficar marcado como um meia habilidoso que jogava tanto de volante como de meia-armador. Sua passagem no XV de Jaú e Inter de Limeira lhe renderam títulos e a ida para o São José para fazer parte do excelente elenco de 1980, conseguindo mais um título em sua carreira e o acesso a elite do futebol paulista. Permaneceu até 1986 no São José, ano em que foi negociado com o Taubaté e disputou o Campeonato Paulista da Segunda Divisão.
Ele encerrou sua carreira futebolística como jogador no mesmo ano, defendendo o Grêmio Santanense.
Treinador
Tornou-se treinador logo que encerrou a carreira de jogador, na própria equipe que atuava como jogador,o Grêmio Santanense. Ademir viveu futebol a vida toda, discípulo de Diede Lameiro, que o lançou como treinador no São José e com quem trabalhou, se tornaria um dos melhores comandantes do futebol brasileiro.
Seu auge como treinador foi o vice-campeonato conquistado em 1989. O São José caiu no grupo considerado dos grandes; desclassificou a Portuguesa de Desportos, eliminou o Corinthians em dois jogos nas semifinais. Nas finais em dois jogos no Morumbi contra o São Paulo, tomou um gol aos 41 minutos do segundo tempo na primeira partida perdendo o jogo por 1 a 0; e na segunda partida um empate sem gols deu o título ao São Paulo.
Após essa brilhante campanha excursiona-se pela Espanha com a equipe do São José com sucesso. Em Santa Catarina teve passagens como treinador no Avaí, Joinville, Figueirense, Blumenau e Atlético de Ibirama. Trabalhou em equipes da Paraíba e outras de São Paulo. Antes de falecer dedicava seus conhecimentos ao Santana do Parahyba, equipe amadora da cidade de São José dos Campos.
Infarto e morte
Dia 27 de julho de 2012, Ademir Mello foi internado na UTI do Hospital Pio XII, em São José dos Campos-SP devido a um infarto sofrido quando no final da tarde praticava esportes com sua companheira, uma pedalada de bike pela cidade, quando sentiu-se mal e foi encaminhado ao hospital.
Permaneceu cinco dias na unidade de terapia intensiva, mas no final da noite de 1 de agosto de 2012 veio a falecer.
Ademir Mello foi sepultado no dia 2 de agosto de 2012, no cemitério Horto São Dimas, na cidade de São José dos Campos.
Títulos
Jogador
- XV de Jaú
- Campeonato Paulista - Série A2: (1976).
- Inter de Limeira
- Campeonato Paulista - Série A2: (1978).
- São José
- Campeonato Paulista - Série A2: (1980).
Treinador
- São José
Internacionais
- XVI Trofeo Villa de Estepona. Estepona: (1989).
- VII Trofeo Ciudad de Portullano. Portullano: (1989).
- X Trofeo Ciudad de Palma del Río. Palma del Río: (1989).
- Troféu Acquapark. Torrevieja: 1989.
Campanha de destaque
- Vice-campeão do Torneio Gaspar Matas. Palamós: (1989)..
- Vice-campeão do IV Trofeo Arcángel. Córdoba: (1989)..
Nacionais
- São José
Campanha de destaque
- Vice-Campeonato Paulista - Série A1: (1989).
- Vice-Campeonato Brasileiro - Série B: (1989).