peoplepill id: adalberto-camargo
AC
Brazil
1 views today
1 views this week
Adalberto Camargo
Brazilian politician

Adalberto Camargo

The basics

Quick Facts

Intro
Brazilian politician
Places
Work field
Gender
Male
Place of birth
Araraquara, Brazil
Age
84 years
The details (from wikipedia)

Biography

Adalberto Camargo (Araraquara, 7 de dezembro de 1923 - São Paulo, 16 de agosto de 2008) foi um empresário, industrial e político brasileiro.

Biografia

Infância, adolescência e carreira empresarial

Filho de Laura Camargo, virou órfão de mãe aos 5 anos e passou a morar com um tio e 19 primos numa fazenda em São José do Rio Preto. Conheceria seu pai somente aos 15 anos, e em 1939 mudou-se para a capital paulista, onde trabalhou como marceneiro, atendente de armazém, auxiliar de tabelião e vendedor de lingeries e vaselina. Pouco depois, passou ao ramo automobilístico.

Satisfeito com os lucros, vai para Chicago observar empresas que alugavam carros, virando diretor de várias empresas, como Mecanova S.A. (revendedora de automóveis), a Auto Drive S.A. e a Táxi Amarelinho S.A.

Carreira política

Filiado ao MDB (partido de oposição ao Regime Militar), Adalberto Camargo fez sua estreia na política ao disputar as eleições estaduais, tendo um projeto surpreendente: eleger pessoas negras para os cargos de vereador e deputado estadual, que rendeu frutos ao empresário - com 17.566 votos, emplacou o primeiro de seus 4 mandatos na Câmara dos Deputados e tornou-se o primeiro negro a eleger-se deputado federal em São Paulo. Reelegeu-se em 1970, 1974 e 1978, sempre pela legenda emedebista.

Em seu período como parlamentar, seu maior feito foi a reaproximação do Brasil com a África - em 1973, organizou a 1ª Missão Comercial da África, que teve participação de 37 empreendedores e cinco funcionários do Governo brasileiro.

Pós-mandato

Em 1979, com o retorno do pluripartidarismo, Adalberto deixa o MDB e vai para o PDS, onde tenta o quinto mandato seguido como deputado federal em 1982, mas não consegue se reeleger, obtendo apenas uma suplência. 3 anos depois, torna-se o presidente da seção paulista do recém-fundado Partido do Povo Brasileiro, pelo qual disputaria o pleito de 1986, candidatando-se ao Senado Federal - com 181.989 votos, fica em décimo lugar entre 13 postulantes ao cargo. Em 1989, vai para o Partido Democrata (não deve ser confundido com o DEM), mas não disputa a eleição do ano seguinte. Entre 1992 e 1997, foi vice-presidente nacional do PRP e presidente do partido em São Paulo, tentando voltar à Câmara dos Deputados em 1998, sem sucesso - foram apenas 13.507 votos. Pior foi na eleição municipal de 2000, quando recebeu apenas 797 sufrágios do eleitorado paulistano.

Após participar das eleições de 2002 (foi candidato a primeiro suplente do candidato a senador Cunha Bueno, do PPB) e não disputar nenhum cargo eletivo em 2004, disputa sua última eleição em 2006, pelo PP, e novamente não é bem-sucedido: recebeu 1.351 votos para deputado estadual.

Vida pessoal

Adalberto Camargo foi casado com Ester Lobo Camargo, com quem teve 4 filhos. Morreu em 16 de agosto de 2008, aos 84 anos. Um de seus filhos, Adalberto Júnior, tentou seguir carreira política ao disputar a eleição municipal de 2004, quando candidatou-se a vereador pelo PP, e foi presidente da Câmara de Comércio Afro-Brasileira, vindo a falecer em 2011.

The contents of this page are sourced from Wikipedia article. The contents are available under the CC BY-SA 4.0 license.
Lists
Adalberto Camargo is in following lists
comments so far.
Comments
From our partners
Sponsored
Credits
References and sources
Adalberto Camargo
arrow-left arrow-right instagram whatsapp myspace quora soundcloud spotify tumblr vk website youtube pandora tunein iheart itunes