peoplepill id: abigail-de-paiva-cruz
ADPC
Portugal
4 views today
4 views this week
Abigail de Paiva Cruz

Abigail de Paiva Cruz

The basics

Quick Facts

Places
Work field
Gender
Female
Birth
Place of birth
Porto, Portugal
Place of death
Lisbon, Portugal
Age
61 years
The details (from wikipedia)

Biography

Abigail de Paiva Cruz (Porto, 28 de Abril de 1883 — Lisboa, 8 de Outubro de 1944) foi uma pintora naturalista, escultora, tecedora de rendas e activista feminista.

Biografia

Nascida no Porto, a 28 de Abril de 1883, Abigail de Paiva Cruz era oriunda de famílias burguesas de classe alta mas progressistas, que lhe proporcionaram uma educação e formação primorosa desde muito jovem até à idade adulta, mesmo quando à época, não era incentivada a instrução das mulheres nos ramos da medicina, advocacia ou das artes, por estes estarem associados a profissões masculinas.

Contrariando o pensamento da altura, Abigail ingressou na Academia Portuense de Belas-Artes, tornando-se discípula do pintor João Marques de Oliveira e aluna do escultor António Teixeira Lopes, ainda antes da Primeira República, complementando posteriormente a sua formação de Belas Artes em Paris.

Durante a sua estadia em França, nos anos da Belle Époque, inseriu-se rapidamente no efervescente e agitado meio artístico da cidade, travando fortes relações de amizade com pintores, escritores, músicos e até algumas proeminentes figuras da alta sociedade francesa e mundial, tais como com o escritor e poeta Alphonse Métérié, com o qual manteve por vários anos uma longa correspondência, após o conhecer em 1910, na clínica La Colline, na Suiça, enquanto recuperava de fadiga. Nesses mesmo anos, Abigail começou a expandir o seu portfólio e a experimentar novos meios, não só com a criação de novos quadros pintados a óleo de estilo naturalista e algumas estatuetas, como também através da arte dos bordados e rendas, onde se destacou nitidamente pelos seus motivos portugueses, urdidos graciosamente à maneira de Flandres.

Com a ameaça de uma iminente guerra mundial em França, Abigail de Paiva Cruz regressou a Portugal, e em Março de 1914, realizou a sua primeira exposição a solo no Palácio de Crystal, na cidade do Porto, que contava com quarenta e quatro quadros da sua autoria.[1]

Nos seguintes anos, realizou novas exposições em Lisboa, no Salão Bobone (1917), onde as vendas das suas obras revertiam para a o movimento de beneficênciaCruzada das Mulheres Portuguesas , liderado pela Primeira Dama Elzira Dantas Machado, que ajudava as famílias dos soldados portugueses destacados na Primeira Guerra Mundial, e na Liga Naval (1920), assim como em Paris, na Casa Fast (1925), e ainda em Madrid, sendo esses eventos várias vezes noticiados em inúmeros periódicos e revistas, como O Século, O Ocidente, ABC, Terra Portuguesa, Ilustração Portuguesa, Ecco Artístico, ou ainda as revistas luso-brasileira Atlântida, a espanhola Blanco y Negro ou a lisboeta Vida Feminina, onde a escritora e jornalista Sara Beirão lhe dedicou um artigo de página inteira, elogiando o seu trabalho artístico na arte das rendas e o seu merecido reconhecimento a nível internacional, enquanto relembrava os ministros e o estado português a importância de apoiar os artistas nacionais e seus feitos.

Usufruindo do seu sucesso, em 1931, Abigail de Paiva Cruz abriu uma escola de rendas em Lisboa, na Rua das Picoas, nº 9, com o intuito de apoiar não só as artes de cariz mais tradicionais como a proporcionar a instrução de um ofício às mulheres, criando a oportunidade destas ganharem o seu sustento e independência financeira. Devido a esta iniciativa, foi convidada pela revista Portugal Feminino a criar nas suas páginas um curso de aprendizagem de rendas de agulha, bilros e croché para as suas assinantes.

Nesse mesmo ano, ingressou a convite da vice-presidente, Sara Beirão, no Conselho Nacional das Mulheres Portuguesas, uma organização feminista, dedicada à defesa dos direitos sociais e políticos das mulheres, juntamente com a pintora Emília Adelaide dos Santos Braga, onde exerceu variadas funções, desde secretária (1936-1937) a presidente da comissão de Arte (1938). Durante esses anos, colaborou intensamente com inúmeras escritoras, artistas, professoras, médicas e outras activistas feministas no melhoramento das condições de vida e reinvindicação de direitos das mulheres em Portugal. Dentro do movimento, trabalhou sobretudo em conjunto com as escritoras Ana das Neves Patrício Álvares, Beatriz Arnut, Branca de Gonta Colaço e a pintora Eduarda Lapa.

Faleceu em Lisboa, a 8 de Outubro de 1944, com 61 anos de idade.

The contents of this page are sourced from Wikipedia article. The contents are available under the CC BY-SA 4.0 license.
Lists
Abigail de Paiva Cruz is in following lists
comments so far.
Comments
From our partners
Sponsored
Credits
References and sources
Abigail de Paiva Cruz
arrow-left arrow-right instagram whatsapp myspace quora soundcloud spotify tumblr vk website youtube pandora tunein iheart itunes