Wanderley Felipe

Brazilian comics artist
The basics

Quick Facts

IntroBrazilian comics artist
PlacesBrazil
isComics artist
Work fieldHumor
Birth17 March 1957, São Paulo, Brazil
Age67 years
Star signPisces
The details

Biography

Wanderley Felipe (São Paulo, 17 de março de 1957), também conhecido pelo pseudônimo Vanderfel ou Wanderfel, é um quadrinista, colorista brasileiro. Começou sua carreira nos anos 1970 na editora Minami & Cunha de Minami Keizi e Carlos da Cunha, por sugestão de Keizi, se tornou aluno de Ignácio Justo, famoso quadrinista de aventuras, guerra e terror. Em 1976, apresentou portfólio a Paulo Hamasaki, diretor de arte da Editora Noblet, que encomendou histórias curtas publicadas nas revistas da editora. No estúdio de Ely Barbosa, fez arte-final de personagens da Hanna-Barbera para a Rio Gráfica Editora. Nos anos 1980, criou a tira cômica Taturana Tulipa, quando passou a usar seu pseudônimo, em 1990, para a Editora Ninja, criou o character design e ilustrou algumas história do Pequeno Ninja, criado em parceria com Tony Fernandes.

Também criou, ao lado de Franco de Rosa, as HQs Gnomo Wagnel, Filhotes Dálmatas, Super Gêmeas e Opera Bar, em 1998, na Editora Mythos, integrou a equipe da revista Oscarzinho, versão infantil do ex-jogador de basquete Oscar Schmidt, idealizada por Franco de Rosa.

Em 2001, publicou a HQ no estilo mangá Gárgula nas páginas da revista "Mangá X" da Editora Escala, na mesma editora, publicou na revista "Hentai X", inspirada mangás eróticos.

Em 2002, a pedido de Paulo Paiva, criou tiras baseadas no humorista Ary Toledo, publicada pela Editoractiva. Em 2004, coloriu em tons de cinza, a HQ em estilo mangá "Nosferatus" de Arthur Garcia, publicada pela Opera Graphica. Em 2005, Wanderley ganhou o Prêmio Angelo Agostini na categoria "melhor desenhista". Publicou quadrinhos para adultos no site Pop Balões. Na década seguinte, roteirizou, ilustrou, arte-finalizou e aplicou retículas em histórias da versão em quadrinhos no estilo mangá do personagem Didi Mocó de Renato Aragão em Os Trapalhões e sua filha Lili (Lívian Aragão) publicadas na revista Didi & Lili - Geração Mangá, também idealizada por Franco de Rosa.

Ligações externas

The contents of this page are sourced from Wikipedia article on 20 Feb 2020. The contents are available under the CC BY-SA 4.0 license.