Waldeloir Rego

The basics

Quick Facts

PlacesBrazil
wasWriter Folklorist
Work fieldLiterature
Gender
Male
Birth25 August 1930, Salvador, Bahia, Brazil
Death21 November 2001 (aged 71 years)
Star signVirgo
The details

Biography

Waldeloir Rego (Salvador, 25 de agosto de 1930 — Salvador, 21 de novembro de 2001) foi um etnólogo, historiador e folclorista brasileiro.

Iniciado no Candomblé, Waldeloir era ogan (espécie de mestre-de-cerimônia) do Terreiro Ilê Axé Opó Afonjá, comandado por Mãe Stella de Oxóssi. Ele pesquisou a história de vários terreiros de Salvador, particularmente o Afonjá e o do Gantois, que foi comandado pela mãe-de-santo mais famosa da Bahia, Mãe Menininha do Gantois.

Também estudou a história do Mosteiro de São Bento (fundado no século XVI), por causa da aproximação com o culto afro, promovida pelo abade Dom Timóteo Amoroso a partir da década de 60. Como resultado dessa aproximação, vários elementos da cultura africana foram incorporados à missa católica.

Nos últimos anos, Waldeloir vinha se dedicando a pesquisar a vida do historiador e artista plástico Manuel Querino, que tentou identificar no século XIX os principais pintores e escultores baianos de todos os tempos. O projeto contava com o apoio do diretor da Pinacoteca de São Paulo, Emanoel Araújo.

Obras

  • Capoeira Angola - ensaio sócio-etnográfico, Editora Itapoan, Salvador, 1968 - Obra publicada com a colaboração da Secretaria de Educação e Cultura do Governo do Estado da Bahia. In-8.vo de 400 páginas. Ilustrações de Hector Júlio Paride Bernabó (Carybé).
  • Waldeloir Rego foi também um criador de jóias, aclamado por Jorge Amado como o "ourives de Oxun", o "joalheiro de Yemanjá". Premiado em várias exposições, em 1970 apresentou na Galeria Bonino, no Rio de Janeiro, sua coleção de jóias afro-baianas, em prata (colares, gargantilhas, anéis e abotoaduras) inspiradas nos orixás.

Ver também

  • Iconografia dos Deuses Africanos no Candomblé da Bahia

Ligações externas

The contents of this page are sourced from Wikipedia article on 02 Aug 2020. The contents are available under the CC BY-SA 4.0 license.