Rodrigo Amorim

Brazilian politician
The basics

Quick Facts

IntroBrazilian politician
PlacesBrazil
isPolitician
Work fieldPolitics
Gender
Male
Birth21 November 1978, Rio de Janeiro, Brazil
Age46 years
Star signScorpio
Politics:Social Liberal Party
The details

Biography

Rodrigo Martins Pires de Amorim (Rio de Janeiro, 21 de novembro de 1978) é um político brasileiro filiado ao Partido Social Liberal (PSL). Foi eleito deputado estadual do Rio de Janeiro em 2018, com 140 666 votos, a maior votação no estado.

Nas eleições de 2016 foi candidato a vice-prefeito do Rio de Janeiro pelo Partido Republicano Progressista (PRP) junto a Flávio Bolsonaro, do Partido Social Cristão (PSC). Juntos obtiveram 424 307 votos, obtendo o quarto lugar na eleição.

Atuação Política

Foi Secretário Municipal Adjunto de Governo e posteriormente Secretário Municipal Adjunto de Planejamento do Município de Mesquita, e Secretário Municipal de Cidadania e Direitos Humanos do Município de Nilópolis, onde ajudou a criar o Procon Municipal. Foi fundador do Instituto Cão Guia Brasil.

Controvérsias

Placa em homenagem a Marielle Franco

Antes da eleição, em evento com o então candidato ao governo do estado Wilson Witzel, quebrou uma placa em homenagem à vereadora Marielle Franco assassinada em 2018, junto ao candidato Daniel Silveira. Eles declararam que quebraram uma placa ilegalmente instalada em lugar de outra que homenageava Floriano Peixoto. O então deputado estadual e eleito senador Flávio Bolsonaro endossou esta declaração. Um movimento com o objetivo de confeccionar placas homenageando a vereadora, em protesto contra a remoção dessa placa, arrecadou 28 mil reais até 4 de outubro.

Aldeia Maracanã

Em janeiro de 2019, Rodrigo Amorim declarou em reportagem do jornal O Globo que a Aldeia Maracanã, que ocupa um terreno de 14,3 mil metros quadrados ao lado do Estádio do Maracanã, era um "lixo urbano" e que seria necessária uma "faxina" no local a fim de "restaurar a ordem". Segundo Amorim, o local oferecia risco a moradores e turistas por ser um terreno com mato e lixo acumulado e por servir de ponto de consumo de drogas. O político sugeriu que o espaço ocupado pela aldeia virasse, por exemplo, uma área de lazer ou um estacionamento.

Em março de 2019, uma visita repentina à Aldeia Maracanã feita pelos deputados estaduais Rodrigo Amorim e Alexandre Knoploch, ambos filiados ao Partido Social Liberal (PSL), com o objetivo de vistoriar o local, transformou-se em confusão. De acordo com os parlamentares, um grupo de ocupantes do espaço cercou-os e chamou-os de "nazista" e "racista".

Colégio Pedro II

Em outubro de 2019, Rodrigo Amorim e Daniel Silveira, ambos do PSL, foram ao Colégio Pedro II, em São Cristóvão para fazer uma inspeção no Colégio Pedro II para a "Cruzada pela Educação", que é empreendida pelos dois parlamentares. Oscar Halac, que é o reitor da instituição, tentou impedir a entrada dos parlamentares, por não terem autorização.

"O episódio é lamentável. Os deputados, um federal, outro estadual, se basearam em fato não verídico de que poderiam entrar a hora que quisessem numa unidade federal. Trata-se de uma escola com crianças, e eles entraram filmando e procurando algo que pudesse comprometer ou contribuir para a propaganda eleitoral deles. Evidentemente, nada disso foi encontrado, apesar de ser uma escola que preza pelo pensamento crítico e pela livre expressão (…) Atrapalhou a aula, foi uma situação constrangedora, eles filmando, se portando como se fossem policiais."
— Oscar Halac

O reitor comunicou o evento à Polícia Federal, para analisar se houve abuso de autoridade por parte dos parlamentares. Rodrigo Amorim disse que a "Cruzada pela Educação" não tem "escopo ideológico" e alega ter encontrado nos locais que visitou uma "forte doutrinação".

Em 18 de outubro de 2019, foi divulgado pelo jornal O Globo que a diretoria do Colégio Pedro II fez um registro de ocorrência na Polícia Federal. Também foi acionada a Procuradoria Regional Federal da 2ª Região onde foi solicitada uma medida restritiva contra os dois deputados, também foi pedido que evento seja levado ao conhecimento do Poder Judiciário (Tribunal Regional Federal - Justiça Federal/SJRJ).

Ver também

  • Partido Social Liberal
  • Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro

Ligações externas

  • Portal de biografias
  • Portal da política
  • Portal do Brasil
The contents of this page are sourced from Wikipedia article on 31 Dec 2019. The contents are available under the CC BY-SA 4.0 license.