Ricardo Henrique Salles

The basics

Quick Facts

PlacesBrazil
Gender
Male
Birth1950
Age75 years
The details

Biography

Ricardo Henrique Salles (São Paulo, 1950), conhecido comumente apenas por Ricardo Salles, é um historiador e escritor brasileiro, autor de diversos livros. Destaque-se Joaquim Nabuco: um Pensador do Império, Guerra do Paraguai - Escravidão e Cidadania na Formação do Exército e Nostalgia Imperial: a Formação da Identidade Nacional no Brasil do segundo reinado.

Uma de suas mais importantes contribuições a historiografia nacional, diz respeito a seus estudos sobre a Guerra do Paraguai. Nele, o autor destaca que a guerra gerou uma séria contradição no seio da sociedade imperial, entre cidadania e escravidão.

Ricardo Salles foi estudante universitário nos anos 70. Engajou-se no movimento estudantil, mais particurlamente na Política Operária, em sua Fração Bolchevique, e na luta contra a ditadura militar brasileira e por isso foi preso. Voltou à militância política ainda nos anos 70, agora na Ação Popular. Sua estadia na prisão foi curta, mas este episódio marcou o seu abandono da universidade, para onde só voltaria, cerca de 20 anos depois. Durante este período iniciou os seus estudos sobre a Guerra do Paraguai e lançou o seu famoso livro.

No inicio da década de 90, Salles volta ao meio acadêmico e em menos de dez anos termina a sua graduação e alcança os títulos de mestrado e doutorado.

Em 1999 é agraciado como vencedor do Concurso Nacional de Ensaios sobre Joaquim Nabuco, promovido pelo Ministério da Cultura e pela Fundação Nestlé.

Já lecionou na Faculdade de Formação de Professores da UERJ, onde chegou a ser diretor do Programa de Pós-graduação. Por razões pessoais, pediu exoneração. Atualmente leciona na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Uni-Rio).

Continua seus trabalhos na área de história do Brasil Império, especificamente na temática da escravidão, com recorte espacial na cidade de Vassouras - RJ. Seu último livro, E o Vale era o escravo. Vassouras, século XIX - senhores e escravos no coração do Império, traz os resultados dessa pesquisa.

The contents of this page are sourced from Wikipedia article on 18 Jun 2020. The contents are available under the CC BY-SA 4.0 license.