Raimundo Teodorico de Castro e Silva

Brazilian politician
The basics

Quick Facts

IntroBrazilian politician
PlacesBrazil
isPolitician
Work fieldPolitics
Gender
Male
Birth9 November 1837
Star signScorpio
Education
Faculdade de Direito do Recife
The details

Biography

Raimundo Teodorico de Castro e Silva (Cascavel, 9 de novembro de 1837 — Rio de Janeiro, agosto de 1902) foi um bacharel em direito, magistrado e político brasileiro.

Filho do major José Marcos de Castro e Silva, que foi deputado provincial do Ceará em 1848, tabelião publico e escrivão do crime na vila de Cascavel e oficial do registro daquela comarca, e de Teresa Carlota de Saboia Castro. Eram seus irmãos o tenente-coronel Aderbal Tito de Castro e Silva e o padre Sisenando Marcos de Castro e Silva, que também foram deputados provinciais. Bisneto de Joseph Baltazar Augeri, o patriarca da família Saboia do Ceará.

Transportando-se para Pernambuco, matriculou-se na Faculdade de Direito de Recife e recebeu o diploma de bacharel em 1863. Foram seus colegas de formatura, entre outros: Franklin Távora, Joaquim Pauleta de Bastos Oliveira, Francisco Amintas da Costa Barros e José Joaquim Domingues Carneiro.

Regressando ao Ceará exerceu interinamente o cargo de promotor de Cascavel e foi despachado juiz municipal do termo de Ipu, onde fez o quatriênio; mais tarde foi nomeado juiz de direito da comarca de Buíque donde foi removido para a de Bezerros, Pernambuco.

Foi presidente da província do Piauí, de 1 de outubro de 1884 a 1 de setembro de 1885.

Aposentou-se como juiz da comarca de Itaboraí, com as honras de desembargador e deputado nos biênios de 1864-65, 1868-69 e 1878-79.

Fora casado com Leonor Machado de Castro e Silva, falecida em Bezerros, Pernambuco, em 1 de junho de 1883, aos 31 anos de idade. Era irmã do conselheiro Teodoro Machado. Tiveram filhos:

  • José Machado de Castro e Silva (*1876†1943), vice-almirante e ministro do Superior Tribunal Militar;
  • Otília Castro e Silva de Vincenzi (†4 de novembro de 1946), casada com Jacomo Antonio de Vincenzi, mãe da diplomata Maria de Lourdes de Castro e Silva de Vincenzi;
  • Oscar Machado de Castro e Silva (†29 de novembro de 1924), capitão-de-corveta, inupto, sepultado no Cemitério São João Batista.

Notas

The contents of this page are sourced from Wikipedia article on 18 Jun 2020. The contents are available under the CC BY-SA 4.0 license.