Percy Vargas de Abreu e Lima

Brazilian lawyer
The basics

Quick Facts

IntroBrazilian lawyer
PlacesBrazil
wasLawyer
Work fieldLaw
Gender
Male
Birth1 January 1905
Death1 January 1974 (aged 69 years)
The details

Biography

Percy Vargas de Abreu e Lima (Santana do Livramento, 1905 — Caxias do Sul, 1974) foi um advogado criminalista, educador, jornalista e político brasileiro.

Filho do tenente-coronel Olympio de Abreu Lima e Anna Prates Vargas, transferiu-se para Porto Alegre com a família em torno de 1914, onde formou-se como criminalista. Atuando na capital do estado e na região, de 1936 em diante passou a residir em Caxias do Sul, onde constituiu família. Dava assessoria aos sindicatos reunidos e, muitas vezes, prestava seus serviços gratuitamente a pessoas desfavorecidas. Também desenvolveu atividade política. Na década de 1930 foi um ativo opositor do Integralismo, e elegeu-se vereador em 1959 e em 1963. Com a instauração do regime militar de 1964 teve seu mandato de vereador cassado e foi preso por suas convicções de esquerda, sendo mandado para o Sanatório Parque Belém, em Porto Alegre, já que a esta altura havia contraído tuberculose. Em 1971 a Câmara reconheceu o erro da sua cassação e lhe concedeu o título de Cidadão Caxiense.

Presidiu a assembleia de fundação do Grêmio Estudantil Cívico e Literário Joaquim Maurício Cardoso, foi redator do jornal O Momento e colaborador do jornal A Época, um dos fundadores e secretário do Comitê do Movimento Democrático Progressista, presidente da Liga de Defesa Nacional, um dos fundadores da Liga Esportiva Caxiense e um dos organizadores dos seus estatutos, membro do Conselho Deliberativo do Esporte Clube Juventude e presidente em 1944, presidente honorário do Clube Gaúcho em 1944 e 1945, associação que reunia a comunidade negra, consultor jurídico do Grêmio Esportivo Tupy, vice-presidente da Junta de Direito Desportivo, e idealizador e organizador, junto com Armando Pereira, do I Congresso Estadual de Criminologia.

Sua contribuição maior foi a fundação do Centro Cultural Tobias Barreto de Menezes, em 26 de agosto de 1937, entidade que presidiu e onde se preocupou em desenvolver atividades de natureza cívica e de divulgação da história do Brasil, em encontros semanais onde se ministravam palestras. Mais tarde o centro passou a manter um curso de humanidades com as disciplinas de português, francês, inglês, filosofia, aritmética, álgebra, geometria, história, geografia, física, química e história natural. O curso preencheu uma lacuna no sistema educacional da cidade, sendo gratuito e oferecendo aulas noturnas para os trabalhadores. Foi muitas vezes elogiado na imprensa pelo seu idealismo e erudição, pela dedicação à cultura, à educação, à liberdade, à democracia e às causas públicas, bem como pela sua brilhante oratória e por sua competência como advogado.

Uma série de palestras que proferiu foram reunidas em livro editado pelo Arquivo Histórico Municipal em parceria com a Universidade de Caxias do Sul. Foi homenageado pela Câmara de Caxias com a instituição da Medalha Percy Vargas de Abreu e Lima, comenda que reconhece pessoas e instituições que lutam pela defesa dos direitos humanos. Seu nome batiza também o diretório acadêmico da Faculdade de Direito da UCS e a Casa de Cultura de Caxias.

Ver também

  • História de Caxias do Sul
  • Casa de Cultura Percy Vargas de Abreu e Lima

Referências

The contents of this page are sourced from Wikipedia article. The contents are available under the CC BY-SA 4.0 license.