Pedro de Azevedo Gordilho

politieagent
The basics

Quick Facts

Intropolitieagent
A.K.A.Pedrito gordo Pedrito Gordo Pedrito Gordilho
A.K.A.Pedrito gordo Pedrito Gordo Pedrito Gordilho
wasPolice officer
Work fieldLaw
Gender
Male
Birth19 June 1885
Death1 April 1955 (aged 69 years)
The details

Biography

Pedro de Azevedo Gordilho (19 de junho de 1885 - 1º de abril de 1955), popularmente conhecido como Pedrito Gordilho, foi um delegado e chefe de polícia da cidade de Salvador, famoso por sua truculência e pela perseguição ao candomblé e aos capoeiristas, na década de 1920. Terminou virando mito do folclore da Bahia.

No romance Tenda dos milagres de Jorge Amado, Pedrito Gordilho é retratado como o o delegado Pedrito Gordo. Segundo Jorge Amado, Pedrito seria alto, gordo, branco, "vacilando entre o loiro e o sarará". Bacharel em Direito, possivelmente o seu ódio contra as manifestações da cultura afro-brasileira tenham tido origem na sua formação acadêmica, já que, no início do século XX, a Faculdade de Direito e a Faculdade de Medicina da Bahia foram importantes centros de difusão das teorias raciais que associavam os negros à tendência à criminalidade. Ângela Lunhing, em seu trabalho sobre a repressão ao candomblé no período de 1920 a 1942, mostra que Pedrito foi um dos mais violentos e temidos delegados de polícia e um símbolo da perseguição ao povo de santo. A autora pesquisou os jornais que circulavam em Salvador nas décadas de 1920 e 1930, reunindo matérias sobre batidas em terreiros de candomblé, sendo que Pedro Gordilho aparece em muitas dessas notícias.

Referências

Ligações externas

The contents of this page are sourced from Wikipedia article on 03 Jul 2019. The contents are available under the CC BY-SA 4.0 license.