Biography
Also Viewed
Quick Facts
Gender |
|
Biography
Paulo Alves Godoy (São Paulo, 22 de setembro de 1914 - São Paulo, 19 de abril de 2001) foi um jornalista e escritor espírita brasileiro.
Biografia
Filho de José Alves, português, e Cesarina Alves Godoy, brasileira, a família residiu por algum tempo em Araguari, onde Godoy iniciou os seus estudos primários, vindo a concluir o antigo curso ginasial em São Paulo.
Embora os pais fossem espíritas e o tenham educado dentro dos ensinamentos da doutrina espírita, considerou-se praticante apenas a partir de 1938, quando foi eleito secretário do Centro Espírita Bezerra de Menezes, no bairro paulista da Lapa.
Ao longo de sua vida exerceu o cargo de diretor na União Federativa Espírita Paulista, foi delegado da Confederação Espírita Pan-Americana, em São Paulo, membro do Conselho Deliberativo da Federação Espírita do Estado de São Paulo (FEESP) e conselheiro da União das Sociedades Espíritas (USE) e da Liga Espírita do Estado de São Paulo.
Em 1940, juntamente com Francisco Arcari e Antônio Alves Pereira, lançou o boletim "O Semeador" (já extinto) no Centro Espírita Bezerra de Menezes. Em 1947, dirigiu a revista "O Revelador" e, no ano seguinte (1948), fundou e editou o jornal "Unificação", órgão da USE. Mais tarde, em fevereiro de 1966, fundou o jornal "O Semeador", órgão da FEESP, onde permaneceu até à data de sua morte. Além dessas atividades, colaborou em inúmeros órgãos da imprensa espírita em quase todos os estados do Brasil e no exterior, especialmente na Argentina e em Portugal.
Godoy editou "O Evangelho segundo o Espiritismo", de Allan Kardec, em uma edição que veio a público pela Federação Espírita de São Paulo (FEESP) em julho de 1974. Esta inseria-se em "um plano de completa e total revisão de toda a Codificação Doutrinária de Allan Kardec" posto em prática pelo Departamento do Livro da FEESP, e vendeu cerca de 30.000 exemplares à época. A edição foi refutada por José Herculano Pires, pela obra Na Hora do Testemunho, que veio a público em 1977.
Obra
Foi autor das seguintes obras:
- Personagens do Espiritismo (com Antônio Lucena);
- Crônicas Evangélicas
- O Evangelho pede licença
- Grandes Vultos do espiritismo
- As Maravilhosas Parábolas de Jesus
- Momentos de Prece
- Os padrões Evangélicos
- Quando Jesus teria sido Maior?
- Os Quatro Sermões de Jesus
- O Evangelho por dentro
- Jesus Cristo, a luz do Mundo
- Evangelho da Redenção
- Os casos controvertidos do Evangelho misericordioso
Referências
Bibliografia
- LUCENA, Antônio de Souza. Anuário Espírita 2002. IDE.
- XAVIER, Francisco Cândido; PIRES, José Herculano. Na Hora do Testemunho. São Paulo: Paidéia, 1977. 120p. ISBN 858884916X
Ligações externas
- Na Hora do Testemunho in bvespirita.com
Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. |