Paula Montero

Anthropologist
The basics

Quick Facts

IntroAnthropologist
PlacesBrazil
isAnthropologist
Work fieldSocial science
Gender
Female
Birth19 November 1951, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
Age73 years
Star signScorpio
Education
Paris Diderot University
The details

Biography

Paula Montero (Rio de Janeiro, 19 de novembro de 1951) é uma antropóloga brasileira, professora titular da Universidade de São Paulo e pesquisadora da área de Antropologia da Religião, na qual é referência.

Vida

Paula Montero nasceu no Rio de Janeiro. Fez sua formação superior na França: graduou-se em Ciências Sociais na Université de Paris VII - Vincennes em 1973 e em Psicologia na Université Réné Descartes Sorbonne em 1976. Concluiu o mestrado em Antropologia Social na Université de Paris VII em 1974, sob a orientação de Jean Claude Martinon. Doutorou-se em Antropologia pela Universidade de São Paulo, em 1983, sob a supervisão de Eunice Ribeiro Durham, defendendo o trabalho Da doença à desordem: a cura mágica na Umbanda. Tornou-se Livre-Docente em 1992.

Foi casada com o cientista social Renato Ortiz.

Realizações

Em 1986, ingressou nos quadros docentes do Departamento de Antropologia da USP. No Programa de Pós-graduação em Antropologia Social consolidou os estudos na área de Antropologia da religião, orientando dezenas de pesquisadores. Além das atividades docentes, também exerceu cargos de chefia, incluindo o da direção do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP e o de coordenadora do megaevento Brasil 50 mil Anos — uma Viagem ao Passado Pré-Colonial, além do de editora da Revista de Antropologia.

Dos estudos sobre magia e umbanda, religião que mobilizou seu interesse inicial, Montero passou aos sobre catolicismo, buscando compreender de que modo a cultura havia se tornado uma questão para a Igreja Católica. Com Ralph Della Cava desenvolveu uma extensa investigação sobre os meios de comunicação de massa e sua utilização pela Igreja Católica. Na década de 2000 desenvolveu um projeto sobre as missões salesianas, tendo como norte o conceito de mediação cultural, utilizado de modo a problematizar as relações entre missionários e indígenas, ampliando as reflexões sobre religião e cultura.

A partir de 2010 passou a refletir sobre as relações entre religião e esfera pública, inicialmente inspirada pelas reflexões de Jurgen Habermas. Seu trabalho se desdobrou em considerações sobre os conceitos de religião civil e de religião pública. De acordo com Carranza, religião pública é assumida por Montero como "a instituição religiosa que, enquanto ator organizado na sociedade civil, reorienta moralmente o poder do Estado com a legitimidade que a autoridade eclesiástica lhe empresta, mas à margem dela" . Muitas das publicações mais recentes de Montero incluem observações sobre práticas e discursos difundidos em igrejas neopentecostais como, por exemplo, a Igreja Universal do Reino de Deus, e reflexões sobre a produção de gramáticas religiosas e seculares no Brasil contemporâneo.

Desde 1997 é pesquisadora do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento, tendo presidido a instituição entre os anos de 2008 e 2015. Também foi editora da revista publicada pelo Cebrap, a Novos Estudos. No âmbito do Cebrap, produziu com Ronaldo Almeida um seminal estudo sobre trânsito religioso, mapeando fluxos e direções de mudanças nas filiações religiosas e propondo um padrão de migração de pessoas e crenças entre as religiões.

Em 1996 assumiu a Coordenação Adjunta da área de Ciências Humanas e Sociais da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.

Prêmios

Em 2008 recebeu Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico.

Escritos

Livros e coletâneas

  • Religião e Controvérsias Públicas: experiências, práticas sociais e discursos. 2015.
  • Selvagens, Civilizados Autênticos. A produção das Diferenças nas Etnografias Salesianas. 2012.
  • Mão e Contramão. 2009.
  • Retrato de Grupo. 2009.
  • Deus na Aldeia: Missionários, Índios e Mediação Cultural. 2006.
  • Entre o mito e a história. As comemorações em torno do V Centenário do Descobrimento da América. 1996.
  • E o verbo se fez imagem: Igreja Católica e os meios de comunicação social. 1991.
  • Da doença à desordem: a cura mágica na Umbanda. 1985.
  • Magia e pensamento mágico. 1985.
The contents of this page are sourced from Wikipedia article on 31 Aug 2023. The contents are available under the CC BY-SA 4.0 license.