Naine Terena

Indigenous artist, art-educator, and professor at the Catholic University in Mato Grosso.
The basics

Quick Facts

IntroIndigenous artist, art-educator, and professor at the Catholic University in Mato Grosso.
PlacesBrazil
isArtist Educator Art educator Professor
Work fieldAcademia Arts Education
Gender
Female
BirthCuiabá, Mato Grosso, Brazil
Education
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
University of Brasília
Federal University of Mato Grosso
The details

Biography

Naine Terena de Jesus, também conhecida como Naine Terena (Cuiabá) é uma ativista, educadora, artista e pesquisadora indígena do povo Terena.

Foi curadora da primeira mostra de arte indígena da Pinacoteca do Estado de São Paulo, Véxoa: Nós sabemos, e uma das curadoras do festival de arte indígena rec•tyty.

Atualmente, Naine Terena faz parte da Diretoria de Educação e Formação Artística do Ministério da Cultura, no Governo Federal do Brasil.

Percurso

Naine Terena é doutora em educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), e mestre em artes pela UnB e docente na Faculdade Católica de Mato Grosso. Integra a Rede Multimundos de pesquisas da UFMT, onde coordena o projeto de pesquisa ‘Lab Gentes’ com enfoque em arte, educação, movimentos sociais e tecnologias.

Foi curadora da primeira mostra de arte indígena da Pinacoteca do Estado de São Paulo, Véxoa: Nós sabemos, e uma das curadoras do festival de arte indígena rec•tyty.

EM 2020 trabalhou para a articulação da divulgação do filme A Febre, de Maya Da-Rin, e participou no debate Deslocamentos e Conexão Entre Mundos para a Folha de São Paulo. Também participou de mesas redondas ao lado de outras personalidades indígenas como Ailton Krenak e Laymert Garcia.

Em 2021 foi membro do Comitê de Indicação do prêmio PIPA e do juri da 13ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo. Em outubro do mesmo ano, apresentou, com a historiadora de arte Claudia Mattos Avolese, a palestra online "We know and walk together: Contemporary Indigenous Art in Brazil" na Universidade Harvard, em Massachusetts.

Obra

Publicações
  • Costa, G., Galindo, D., de, S. A. B. M. F., Dielcio, M. B., Terena, . J. N., Idioriê, S. M., Grando, B. S., Delgado, P. S. (2018). Povos Indígenas no Brasil: Perspectivas no fortalecimento de lutas e combate ao preconceito por meio do audiovisual. Editora Brazil Publishing. ISBN 9788568419311
Filmografia
  • 2021 - Levanta e luta - direção e roteiro - exibido na Mostra de Mulheres Indígenas Realizadoras
Exposições
  • 2023 - Véxoa: We Know - curadoria - Tufts University Art Galleries, Medford, Massachusetts
  • 2020 - Véxoa: Nós sabemos - curadoria - Pinacoteca do Estado de São Paulo
  • 2021 - Mostra Etnomídia Indígena - coordenação - Online e Palácio da Instrução em Cuiabá
  • 2021 - Rec.tyty, festival de artes indígenas - curadoria - Encontro online

Reconhecimentos e Prêmios

  • 2020 Foi congratulada Mestre da Cultura de Mato Grosso pelo Prêmio Mestres da Cultura de Mato Grosso, Lei Aldir Blanc

Ligações Externas

  • Portal de biografias
  • Portal das mulheres
  • Portal da arte
  • Portal do Brasil
The contents of this page are sourced from Wikipedia article on 12 Oct 2023. The contents are available under the CC BY-SA 4.0 license.