Marcia Paraiso

The basics

Quick Facts

PlacesBrazil
Gender
Female
Birth14 December 1968, Rio de Janeiro, Brazil
Age56 years
Star signSagittarius
The details

Biography

Marcia de Gusmão Paraiso Cavalcanti (Rio de Janeiro, 14 de dezembro de 1968), mais conhecida como Marcia Paraiso, é uma cineasta, roteirista e jornalista brasileira.

Carreira

Formada em Comunicação Social - Jornalismo na Universidade Federal Fluminense e possui mestrado em Comunicação, Imagem e Informação também pela UFF.

Trabalha com Audiovisual desde 1993, tendo atuado em várias frentes. Sócia da produtora Plural Filmes – com sede no Rio de Janeiro e em Florianópolis, dirigiu documentários para a RBS TV e TV Brasil, e trabalhou como professora no curso de cinema da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL).

Seu primeiro filme como diretora foi o curta-metragem de ficção "Livre" (35mm, 1996). Desde de então dedicou-se ao formato documental de caráter etnográfico, especificamente às questões sociais, ambientais e culturais.

Em 2013 dirigiu a série de 13 episódios “Visceral Brasil – as veias abertas da música” - TV Brasil e Canal Curta! - sobre mestres e grupos de música brasileira de raiz. Em 2015 lançou o documentário longa-metragem Terra Cabocla, sobre a resistência do povo caboclo na região da Guerra do Contestado. Em 2016 dirigiu o seu primeiro longa-metragem de ficção, Lua em Sagitário, realizado em coprodução com a Argentina e com o Canal Brasil. O filme estreou nos cinemas nacionais em setembro de 2016, foi premiado no Festin - Lisboa, melhor filme Infanto-Juvenil e ainda no Festival de Cinema de Avanca - Portugal com o prêmio de Melhor Atriz e com uma Menção Especial do Júri como Melhor Longa-Metragem. Trabalhou na direção da primeira e segunda temporadas da série “Invenções da Alma” (26 ep.), para o canal Arte1 do grupo Bandeirantes, e realizou a segunda temporada da série “Visceral Brasil- as veias abertas da música”, veiculado na TV Brasil. Em 2019 lança, como diretora, “Submersos”, série de ficção com 13 episódios para uma grade de 1 hora, lançada em setembro pelo canal Paramount Chanel, que também é coprodutor, e “A Maravilha do Século” (sobre o monge João Maria), contemplado no edital de arranjos regionais - FSA/Fundação Catarinense de Cultura, com estreia no FAM 2019 e no Cine Brasil TV. Com a realização das obras, “Terra Cabocla” (2015), “A Maravilha do Século” (2019) e “Luta da Erva” (em produção), adquiriu, através das amplas pesquisas, um vasto conhecimento sobre a história do planalto norte catarinense, do povo Caboclo e da Guerra do Contestado.

The contents of this page are sourced from Wikipedia article on 22 Apr 2020. The contents are available under the CC BY-SA 4.0 license.