Manuel Deniz-Jacinto

Portuguese playwright
The basics

Quick Facts

IntroPortuguese playwright
PlacesPortugal
wasWriter Playwright
Work fieldFilm, TV, Stage & Radio Literature
Gender
Male
Birth8 January 1915, Condeixa-a-Nova, Coimbra, Portugal
Death8 January 1998Coimbra, Coimbra, Portugal (aged 83 years)
Star signCapricorn
The details

Biography

Manuel Deniz-Jacinto (Condeixa-a-Nova, 8 de Janeiro de 1915 — Condeixa-a-Nova, 08 de Janeiro de 1998) foi um dos mais importantes teatrólogos portugueses. Ficou também conhecido como encenador, ator, crítico, tradutor, ensaísta, e autor de diversas publicações.

Biografia

Frequentou a Universidade de Coimbra de 1933 a 1943, onde concluiu as licenciaturas em Ciências Matemáticas, Engenharia Geográfica, e ainda o curso de Ciências Pedagógicas. Tendo tido o teatro como paixão, foi fundador do Teatro dos Estudantes da Universidade de Coimbra (TEUC), a que sempre esteve ligado, mas desempenhou uma atividade académica extremamente intensa, tendo também sido Presidente do Orfeon Académico de Coimbra, e Presidente da Associação Académica de Coimbra. Em 1945 assumiu o cargo de diretor interino do jornal Diário de Coimbra, onde escreveu alguns artigos polémicos, tendo sido suspenso e demitido compulsivamente pelos Serviços de Censura. Militante anti-fascista, como foi reconhecido pela PIDE em 1946, foi preso por esta polícia política na Figueira da Foz e cumprindo pena entre 1949 e 1953 na cadeia do Aljube e Forte de D. Luís I (Forte-prisão de Caxias). Colaborou intensamente com Paulo Quintela, especialmente no estudo da obra de Gil Vicente, tendo também encarnado diversos personagens, sendo "O Diabo" do Auto da Barca do Inferno, a mais marcante. Colaborou com diversas revistas, traduziu peças e participou em colóquios e outros eventos culturais. Em 1991 publicou a obra "Teatro", dividida em três volumes.

Ao longo da vida foi agraciado com diversas homenagens, sendo as mais importantes a Medalha de Mérito Cultural, da Câmara Municipal de Coimbra (30/11/1996), a Comenda da Ordem do Infante D. Henrique, pelo Presidente da República Mário Soares (06/04/1988), reconhecendo-lhe a sua “notável actividade em prol da divulgação e expansão do teatro em Portugal, bem como da intervenção cívica e política em defesa da democracia”, e a Medalha de Honra da Universidade de Coimbra, em Março de 1997, pelo respetivo Reitor.

Faleceu vítima de doença prolongada a 08 de Janeiro de 1998 em Coimbra, tendo sido sepultado dois dias depois em Condeixa-a-Nova, sua terra natal.

Em janeiro de 2015, o município de Condeixa-a-Nova lançou o Prémio e Festival Deniz-Jacinto para dignificar e perpetuar a memória de um dos mais importantes teatrólogos nacionais no âmbito do centenário do seu nascimento.


Ligações externas

The contents of this page are sourced from Wikipedia article on 02 Aug 2020. The contents are available under the CC BY-SA 4.0 license.