Luisa Marilac

The basics

Quick Facts

PlacesBrazil
isWriter Activist LGBT rights activist
Work fieldActivism Literature
Gender
Transgender female
Birth1978, Brazil, Brazil
Age47 years
The details

Biography

Luísa Marilac da Silva (Além Paraíba, 6 de maio de 1978) é uma youtuber, comunicadora escritora e ativista LGBT brasileira. Ficou mais conhecida no Brasil após um vídeo seu de 2010 virar alguns memes de internet.

Carreira

2010-2015

As falas do vídeo de 2010 de Luisa Marilac se tornaram bordões famosos no Brasil, sendo repercutidos em diálogos de telenovelas e em alguns gibis da Turma da Mônica, dentre eles estão: "Esse verão eu decidi fazer algo de diferente…", "Tomando meus bons drink" e "Se isso é estar na pior, que quer dizer tá bem?".

Em 2015, Luisa Marilac lançou um vídeo em protesto contra os assassinatos de travestis. No mesmo ano começou a trabalhar como escritora para a revista AzMina.

2016-presente

Em uma entrevista para o jornal O Globo, em dezembro de 2018, anunciou que iria lançar sua primeira autobiografia, "Eu, travesti", em abril de 2019. O livro foi escrito com o suporte da jornalista Nana Queiroz. Tornou-se um sucesso na pré-venda e ficou entre os mais vendidos.

Após Nego do Borel dizer um comentário considerado transfóbico para a ativista em uma rede social em janeiro de 2019, Luisa Marilac sugeriu que o cantor assinasse um acordo em prol da militância LGBT, em vez de pagar uma indenização monetária. Como parte do acordo de reconciliação, Nego do Borel jantou com Luisa Marilac após a repercussão do caso.

Após sua entrevista no The Noite com Danilo Gentili ser transmitida no SBT em 16 de abril de 2019, Luisa Marilac foi criticada na internet, pois o apresentador Danilo Gentili votou em Jair Bolsonaro (ver Controvérsias envolvendo Jair Bolsonaro). A ativista respondeu nos stories do Instagram:

"Existem formas e formas de combater o preconceito, a intolerância. Eu tenho a minha forma de combater mostrando a realidade, discutindo, debatendo (...) Sempre lutei pelo meu direito de ir e vir, pelo meu direito de poder entrar em um bar, comprar alguma coisa, pelo respeito do ser humano em relação a mim. E sei que, automaticamente, lutando pelos meus direitos, estou lutando pelos direitos de muitas travestis. Sempre me senti sozinha no meio LGBT, sempre fui independente. Agora que tenho uma notoriedade, uma visibilidade, a bandeira vem cobrar de mim? Vocês não têm que cobrar nada de mim. Vocês tinham que ter me ajudado em vários momentos que precisei e não ajudaram. Ponham-se no lugar de vocês. Menos."

Em entrevista à Regina Volpato, Luísa Marilac disse que gostaria de trabalhar com Caco Barcellos no Profissão Repórter. Em agosto de 2019, Luísa Marilac participou de um evento LGBTQ na Bienal do Livro do Rio de Janeiro. Em outubro de 2019 participou de um podcast promovido pela Folha de S.Paulo, que aborda a cobertura da mídia sobre pautas LGBT.

Filmografia

Telefilme

AnoTítuloPapelNotaRef
-A Bonequinha da Mamãeparticipaçãodirigido por Beto Ribeiro
-Entre Mortos e Vivosparticipaçãodirigido por Beto Ribeiro

Televisão

AnoTítuloPapelNotaRef
2011Superpopela mesmaentrevista transmitida em 19 de maio
2011Elianaparticipação no quadro Famosos da internettransmitido em 22 de maio
2011Provocaçõesela mesmaentrevista transmitida em 28 de junho
2011MTV Video Music Brasil - VMBela mesma/participação
2011Pânico na Tvela mesma/participação10 de julho
2011Teleton Brasilela mesma
2015Balanço Geralela mesmaentrevista transmitida em 14 de janeiro
2015Agora É Tardeela mesmaentrevista transmitida em 24 de março
2016Ponto de Vista 99ela mesma6 de abril (TV Câmara de Guarulhos)
2019The Noite com Danilo Gentiliela mesmaentrevista transmitida em 16 de abril

Internet e rádio

AnoTítuloPapelNotaRef
2019Regina Volpatoela mesmaYoutube
2019Rádio Globoentrevista
2019Pânicoentrevista

Livros

  • 2017: "Mundo Estranho", da Editora Abril. Luísa Marilac é listada como um dos maiores memes do Brasil
  • 2019: "Eu, travesti: Memórias de Luísa Marilac", biografia escrita por Luísa Marilac

Ligações externas

  • Portal de biografias
  • Portal do Brasil
  • Portal LGBT
The contents of this page are sourced from Wikipedia article on 30 Dec 2019. The contents are available under the CC BY-SA 4.0 license.