Luís Viana

Brazilian magistrate and politician (1846-1920)
The basics

Quick Facts

IntroBrazilian magistrate and politician (1846-1920)
A.K.A.Luiz Vianna
A.K.A.Luiz Vianna
PlacesBrazil
wasMagistrate Politician
Work fieldLaw Politics
Gender
Male
Birth30 November 1846, Casa Nova, Bahia, Brazil
Death6 July 1920Atlantic Ocean (aged 73 years)
The details

Biography

Luís Viana, nascido Luiz Vianna (Casa Nova, 30 de novembro de 1846 — Oceano Atlântico, 6 de julho de 1920) foi um político e magistrado brasileiro.

Biografia

Filho de José Manuel Viana e Inês Ribeiro Viana, diplomou-se em direito pela Faculdade de Direito do Recife em ano 1870. Foi nomeado promotor de Justiça em Xique-Xique.

Em 1881 foi transferido para Santa Cristina do Pinhal, depois para Viamão, no Rio Grande do Sul, retornando pouco tempo depois à Bahia, na função de juiz, em Mata de São João, e depois na capital, onde chegou a ser Conselheiro (atual Desembargador) do Tribunal de Apelação, do qual foi Presidente.

Na política participou da constituinte estadual republicana, como Senador Provincial, presidindo a casa. Foi eleito governador, e depois afastou-se da vida pública, à qual retornou em 1911, elegendo-se Senador da República, em 1911.

Constitui-se um caso raro de personalidade que exerceu os três poderes, em graus variados: Judiciário, Legislativo e Executivo.[carece de fontes?]

Foi pai do também governador da Bahia, Luís Viana Filho. Morreu a bordo do navio "Limburgia", em viagem à Europa.

Governo da Bahia

Conselheiro Luís Viana

Luís Viana herdou do seu antecessor a administração daquele que hoje é considerado um grande acontecimento que o Estado já presenciou em nossa História: a Guerra de Canudos, onde, a partir deste desastroso episódio fratricida, grandes lições foram colhidas, principalmente a necessidade da integração do interior do nosso País e da reformulação da doutrina militar terrestre.

Entretanto, as forças estaduais - assim como as primeiras federais enviadas para combater Antônio Conselheiro - foram fragorosamente derrotadas. Por conta deste insucesso, a imprensa local chegou a acusar o governador de monarquista - o que agravava ainda mais a necessidade de resposta dos poderes públicos, ao suposto levante civil sertanejo.

Procurou reunir um secretariado composto dos maiores expoentes do Estado, dentre os quais Sátiro Dias, Guilherme Moniz e Augusto Brandão.

Durante uma breve ausência, em viagem à capital do país, foi substituído pelo Presidente do Senado Estadual, José Aquino Tanajura.

Era integrante do Partido Republicano Federalista da Bahia.

Ver também

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Luís Viana
  • Luís Viana Filho
  • Luís Viana Neto
Precedido por
Rodrigues Lima
Governador da Bahia
1896 — 1900
Sucedido por
Severino Vieira
  • Portal de biografias
  • Portal da Bahia
  • Portal da política
The contents of this page are sourced from Wikipedia article. The contents are available under the CC BY-SA 4.0 license.