João Rodrigues Pereira, senhor de Paiva

The basics

Quick Facts

Gender
Male
The details

Biography

D. João Rodrigues Pereira (?– Monção) foi cavaleiro medieval do Reino de Portugal e senhor do Castelo de Paiva, de Baltar e de Cabeceiras de Basto, actual vila portuguesa no Distrito de Braga, região Norte e sub-região do Ave.

Biografia

Foi na sua qualidade de cavaleiro da Casa Real do Reino de Portugal que prestou auxilio à cidade de Coimbra durante o reinado de D. João I de Portugal quando esta se encontrava sitiada. À frente da sua guarnição conseguiu entrar na cidade que defendeu valorosamente facto que lhe fez merecer o 1.º lugar na contenda travava. trocou as vastas terras que possuía em Baltar e Paiva com seu primo, o condestável D. Nuno Álvares Pereira, que em troca lhe deu as terras que possuía em Basto e as honras de Frazão e Sanfins de Ferreira é uma freguesia portuguesa do concelho de Paços de Ferreira.

D. João veio a morreu afogado Nau dos Estanques, que navegava no rio Minho, junto à localidade de Monção, na altura em que acompanhava o rei D. João I de Portugal que procedia ao ataque de Tui.

Relações familiares

Foi filho de D. Rui Vasques Pereira, senhor de Castelo de Paiva e Baltar e de D. Maria Gonçalves de Berredo (?– cerca de 1387) filha de D. Gonçalo Anes de Briteiros e de Sancha Perez de Guzman. Casou com Maria da Silva, filha de Rui Mendes de Vasconcelos, senhor de Figueiró e Pedrógão e de Constança Álvares, de quem teve:

  1. D. Gonçalo Pereira de Riba Vizela, senhor de Cabeceiras de Basto casado por duas vezes, a primeira com Maria de Miranda e a segunda com Beatriz de Vasconcelos.
  2. D. Rui Vaz Pereira, casado por duas vezes, a primeira com Teresa de Tavora e a segunda com D. Brites;
  3. D. Leonor Pereira casada com Aires Gonçalves de Figueiredo (cerca de 1345 -?) Senhor Castelo de Gaia.

Ver também

Bibliografia

  • Manuel José da Costa Felgueiras Gaio, Nobiliário das Famílias de Portugal, Carvalhos de Basto, 2ª Edição, Braga, 1989. vol. VIII-pg. 190 (Pereiras)
  • Cristovão Alão de Morais, Pedatura Lusitana - 6 vols. Carvalhos de Basto, 2ª Edição, Braga, 1997. vol. II-pg. 19.
  • José Augusto de Sotto Mayor Pizarro, Linhagens Medievais Portuguesas - 3 vols, Universidade Moderna, 1ª Edição, Porto, 1999, vol. 2-pg. 305.
  • José Augusto Sotto Mayor Pizarro, Os Patronos do Mosteiro de Grijó, Carvalhos de Basto, 1ª Edição, Ponte de Lima, 1995, pg. 132

Referências

The contents of this page are sourced from Wikipedia article on 03 Jul 2019. The contents are available under the CC BY-SA 4.0 license.