Jamil Chade

Brazilian journalist
The basics

Quick Facts

IntroBrazilian journalist
A.K.A.Jamil Cezar Chade
A.K.A.Jamil Cezar Chade
PlacesBrazil
isJournalist
Work fieldJournalism
Gender
Male
Birth29 February 1976, São Paulo, São Paulo, Brazil
Age48 years
Star signPisces
The details

Biography

Jamil Cezar Chade, mais conhecido como Jamil Chade (São Paulo, 29 de fevereiro de 1976), é um jornalista brasileiro.

Mora em Genebra e atua como correspondente na Europa há duas décadas. Contribui regularmente com veículos internacionais como BBC, CNN, CCTV, Al Jazeera, France24, La Sexta, The Guardian, El Pais e outros.

Carreira

Neto paterno de imigrantes libaneses, é graduado em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, faz estágio no DAI (Departamento de Assuntos Internacionais) da Fiesp, mas acabou por construir uma carreira de jornalista - iniciada como repórter da Gazeta Mercantil, em Brasília, onde trabalharia por três anos.

Em 2000, decidiu continuar seus estudos e foi fazer mestrado em Relações Internacionais na Universidade de Genebra, Suíça. Uma vez que Genebra abriga as sedes de várias organizações internacionais, tais como a Organização Mundial do Comércio, Chade propôs ao Estadão a ideia de trabalhar como freelancer para o jornal: assim, continuou a exercer o jornalismo, como correspondente de O Estado de S.Paulo.

Em 2011 e em 2013, Chade foi premiado como o melhor correspondente brasileiro no exterior pelo Comunique-se.

Em 2017, deixou de trabalhar para o Grupo Estado, continuando a atuar como freelancer, até ser contratado como correspondente internacional da Rádio Bandeirantes.

Foi presidente da Associação da Imprensa Estrangeira na Suíça, integrante da rede de jornalistas no combate à corrupção da entidade Transparência Internacional e, em 2014, um dos pesquisadores da Comissão Nacional da Verdade, criada pelo governo do Brasil para investigar crimes e violações de direitos humanos cometidos durante a Ditadura Militar no país.

Em 2021, recebeu o Troféu Audálio Dantas — Indignação, Coragem, Esperança, concedido para profissionais de imprensa que “dedicaram suas vidas à defesa da democracia, justiça, direito à informação e liberdade de expressão”.

Em 2022, publicou uma carta aberta escrita por ele ao deputado Artur Du Val, que teve áudios sexistas feitos durante viagem à Ucrânia vazados, que teve repercussão até no Congresso Nacional, onde foi lida pela senadora Simone Tebet.

Desde 2022 colabora com o programa jornalístico independente ICL Notícias, no YouTube, o programa é comandado pelo empresário Eduardo Moreira.

Livros

Publicou seis livros, dois dos quais foram finalistas do prêmio Jabuti.

Na Suíça, o livro "O Mundo Não é Plano" venceu o prêmio Nicolas Bouvier, principal reconhecimento jornalístico do país.

Relação

  • "O Mundo Não é Plano" - com Juca Varella (Editora Virgílio, 2010)
  • "Rousseff - A História de Uma Família Búlgara Marcada por Um Abandono, o Comunismo e a Presidência do Brasil" - com Momchil Indjov (Virgiliae, 2011)
  • "A Copa como ela é: A história de dez anos de preparação para a Copa de 2014" (Companhia das Letras, 2014)
  • "Política, propina e futebol" (Objetiva, 2015)
  • "10 histórias para tentar entender um mundo caótico" - com Ruth Manus (Sextante, 2020)
  • "Luto: Reflexões Sobre a Reinvenção do Futuro" (Editora Contracorrente, 2022)

Referências

The contents of this page are sourced from Wikipedia article on 26 Oct 2024. The contents are available under the CC BY-SA 4.0 license.