Israel Klabin

The basics

Quick Facts

PlacesBrazil
Gender
Male
Birth20 September 1926, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
Age98 years
The details

Biography

Israel Klabin (Rio de Janeiro, 20 de setembro de 1926) é um engenheiro civil, matemático, ambientalista e político brasileiro. Assumiu em 1979 a prefeitura da cidade do Rio de Janeiro.

Biografia

Descendente de lituanos, é filho do empresário Wolff Kadischevitz (Klabin) e de Rose Haas, e neto de Israel Kadischevitz e Fanny Lafer.

Em 1950 casou-se com Lina Caldas Paranhos, com quem teve quatro filhos. Após separação casa-se novamente em 1975 com Léa Manela, com quem teve mais três filhos. Um dos seus filhos, Leonardo Klabin, foi deputado estadual do Rio de Janeiro pelo Movimento Democrático Brasileiro.

Pós-graduado pelo Instituto de Ciências Políticas, na França, é formado em engenharia civil e matemática na antiga Universidade do Brasil, atual Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Importante figura do grupo empresarial, Klabin (ligado ao setor de papel e celulose). Aos 30 anos de idade, diante da morte precoce do pai, Israel, sendo o filho mais velho, viu-se obrigado a assumir a presidência da empresa da família, a Klabin Irmãos&Cia, atual Klabin S.A..

Contribuiu com estudos, explorando o carvão mineral no município de Tibagi, atual município de Telêmaco Borba, no Paraná, pesquisando e lavrando na década de 1950 rochas sedimentares combustíveis na Fazenda Monte Alegre.

Integrou o grupo fundador do Instituto Superior de Estudos Brasileiros (ISEB), serviu ao governo como consultor e planejador de desenvolvimento regional, sendo co-autor de diretrizes para desenvolvimento do Nordeste brasileiro. Foi também membro do conselho de desenvolvimento da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e do conselho superior da Sociedade Nacional de Agricultura, além de compor o conselho internacional da Universidade de Tel Aviv.

Em junho de 1980, tornou-se presidente do Banco do Estado do Rio de Janeiro S.A. (Banerj), permanecendo no cargo até março de 1983.

Após a realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92), em 1992, criou, a Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável (FBDS), onde é atualmente o presidente do conselho curador.

Prefeito do Rio de Janeiro

Foi indicado em 1979 para assumir a prefeitura da cidade do Rio de Janeiro pelo então governador Chagas Freitas. Deixou a chefia municipal em 1980 por conta dos atritos com o governo federal, devido a sua proposta de reexaminar a lei da fusão entre o extinto estado da Guanabara e o antigo estado do Rio de Janeiro. Foi substituído por Júlio Coutinho.

Durante o período em que esteve à frente da prefeitura, promoveu, entre outras realizações, a anistia fiscal e melhoria do sistema de atendimento ao contribuinte e o Plano de Atendimento Médico para o Centro e a Zona Oeste do município.

Obras publicadas

  • A Urgência do Presente – Biografia da Crise Ambiental. Editora Campus/Elsevier, 2011.

Referências

Precedido por
Marcos Tamoio
Prefeito do Rio de Janeiro
1979 — 1980
Sucedido por
Júlio Coutinho
  • Portal de economia e negócios
  • Portal da política
  • Portal do ambiente
The contents of this page are sourced from Wikipedia article. The contents are available under the CC BY-SA 4.0 license.