Francisco de Bettencourt

The basics

Quick Facts

PlacesPortugal
Gender
Male
BirthMadeira, Portugal
The details

Biography

Francisco de Bettencourt foi um membro da geração e linhagem dos Bettencourt, provém do velho castelo de Béthencourt, na Normandia, França.

Francisco de Bettencourt, nasceu na ilha da Madeira, e, passando à ilha Terceira, lá faleceu em 9 de Outubro de 1582.

No século XV passaram à ilha da Madeira, onde transformaram o apelido Bethencourt em Bittencourt ou Bettencourt.

Com esta ultima etimologia, passou um ramo desta família à ilha Terceira, Açores, nos principies do século XVI, na pessoa de Francisco de Bettencourt, que era filho de João de Bettencourt e de sua mulher Barbara Gomes Teixeira; 1.° neto de Henrique de Bettencourt e de sua mulher Isabel Fernandes Tavares; 2.° neto de Henri de Bettencourt, casado com Marguerite de Bethencourt, sua sobrinha; 3.° neto de Reynault de Bethencourt e de sua 2ª mulher Felipora de Trope; e 4.° neto de Jean de Bettencourt e de sua mulher Marie de Bracquemont, dos quais foi também filho, Jean de Bethencourt, gentil homem normando, camarista de Carlos VI de França, e conquistador das Ilhas Canárias, das quais foi senhor por mercê de Henrique III de Castela, Chegando a intitular-se rei das Canárias.

O solar desta família, na ilha Terceira, é o Solar da Madre de Deus, na freguesia de Santa Luzia (Angra do Heroísmo), de Angra do Heroísmo, cuja fundação data desde o estabelecimento da família Bettencourt na dita cidade.

Um 2.° desta família foi estabelecer a sua residência em São Mateus da Calheta, e dele é tronco Vital de Bettencourt de Vasconcelos.

A este ramo pertencia também o palacete da rua da Rosa (Palácio Bettencourt) da mesma cidade, onde ao longos dos anos foram sendo albergados vários serviços públicos.

Foi Paço Episcopal e foi Liceu Nacional. Actualmente é onde se encontra a Biblioteca Pública e Arquivo de Angra do Heroísmo, possuindo esta biblioteca mais de meio milhão de diferentes títulos e um dos maiores acervos de manuscritos nacionais cujo número ultrapassa os dois milhões.

Foi casado duas vezes, a primeira, na ilha da Madeira, com D. Joana Mendes de Vasconcelos, e a segunda, na ilha Terceira, com D. Andreza Mendes de Vasconcelos.

Do segundo matrimónio não teve geração; do primeiro, porem, teve os seguintes filhos:

1 - João de Bettencourt de Vasconcelos, foi cavaleiro da Ordem de Cristo. Tendo nascido na ilha da Madeira, foi com seu pai para a ilha Terceira, onde foi degolado, em princípios de Março de 1582, na Praça Velha da cidade de Angra do Heroísmo, por ser partidário de Filipe II de Espanha e I de Portugal.

Foi casado com D. Maria Vasconcelos da Câmara, a qual foi agraciada pelo dito monarca em 1583, com 100$000 reis (moeda da altura) de tença.

2 - Henrique de Bettencourt de Vasconcelos, que nasceu na ilha da Madeira e passou com seu pai à Terceira, onde casou com D. Jerónima Mendes de Vasconcelos. Voltou a casar em 2ºs núpcias com D. Luísa de Moura.

3 - D. Ana de Bettencourt.

Ver também

  • Lista dos sobrenomes das primeiras famílias que povoaram os Açores.
The contents of this page are sourced from Wikipedia article on 16 Jun 2020. The contents are available under the CC BY-SA 4.0 license.