Francisco de Abreu Pereira de Meneses

The basics

Quick Facts

Gender
Male
The details

Biography

Francisco de Abreu Pereira de Meneses ou Francisco de Abreu Pereira Cirne (Viana do Castelo, 28 de Outubro de 1765, Doutor em Leis (1782-83) na Universidade de Coimbra, Desembargador "extravagante" e dos Agravos da Casa da Suplicação, Procurador Geral da Ordens e da Fazenda da Casa do Infantado, promotor fiscal das Ordens, no Paço da Rainha, provedor das Capelas e «juiz privativo das Causas da Santa Casa» (de Lisboa)(1793).

Ele e seu tio igualmente desembargador, José Ricalde Pereira de Castro, durante anos, de 1731 a 1767, organizaram o chamado "culpeiro" para o Tribunal do Santo Ofício, a Inquisição de Lisboa.

Em 1794, fez um discurso económico e político apresentado ao príncipe D. João (futuro D. João VI).

Vivia, em Lisboa, no Palácio de Torel, no jardim de Torel, junto ao Campo de Santana, onde funciona hoje o Centro Galego de Lisboa, da Xunventude de Galicia.

Dados genealógicos

Era filho de Francisco de Abreu Cirne Pereira de Brito, moço fidalgo, coronel de Infantaria, governador do Castelo de São Tiago Maior da Barra de Viana do Castelo, senhor do vínculo do Paço de Lanheses e de D. Maria Vitória Meneses Bacelar, filha de Manuel Carlos Bacelar, fidalgo escudeiro da Casa Real, 3.º administrador do vínculo da Casa do Carboal, em Covas (Vila Nova de Cerveira).

Bibliografia

  • *Felgueiras Gayo, Nobiliário das Famílias de Portugal, Carvalhos de Basto, 2ª Edição, Braga, 1989, vol. II-pg. 271 (Barbosas).

Referências

The contents of this page are sourced from Wikipedia article. The contents are available under the CC BY-SA 4.0 license.