Fernando de Almada, 4.º conde de Avranches

Portuguese diplomat
The basics

Quick Facts

IntroPortuguese diplomat
PlacesPortugal
isDiplomat
Work fieldPolitics
Gender
Male
BirthPortugal, Portugal
The details

Biography

Fernando de Almada (c. 1490), 4.º conde de Abranches, escudeiro fidalgo da Casa Real, foi um nobre e militar português. Foi o 7º Senhor dos Lagares d’El-Rei e teve os cargos de Alcaide-mor de Lisboa.

Foi o último na família Almada a obter o cargo de Capitão-Mor do Mar que era exercida desde o tempo de D. João I pelos primogénitos da família Almada. Segundo a "História Genealógica", vol. 2º liv. 3º pg. 28, "este cargo foi lhe dado por carta passada por D. Sebastião, em Évora a 25 de Agosto de 1563".

Dados históricos

A primeira gramática conhecida em língua portuguesa, "Gramática da Linguagem Portuguesa" de Fernão de Oliveira, impressa em Lisboa, em 1536, por Germão Galharde, foi-lhe dedicada, a ele D. Fernando. Conhece-se apenas um exemplar, pertencente à Biblioteca Nacional, e tem na página do frontispício o seu brasão de armas, com Almada em "chefe" (como se diz em heráldica).

Acompanhou a infanta D. Brites a Sabóia para esta se casar com Carlos III, Duque de Saboia.

Dados genealógicos

D. Fernando de Almada (4º Conde de Avranches).

Filho de
  • D. Antão de Almada.

e de: D. Maria de Menezes

1º Casamento
  • Com: D. Catarina de Albuquerque, 2ª Senhora de Pombalinho, filha e herdeira de Lopo Soares de Albergaria, 1º Senhor de Pombalinho (que comprou ao Conde de Penela), Governador da Índia, etc., e de D. Joana de Albuquerque.
Tiveram
  • D. Antão Soares de Almada, casado com D. Vicência de Castro, filha de Rui Pereira da Silva, Alcaide-Mor de Silves, e de sua mulher e prima-tia D. Isabel da Silva.
  • D. Maria de Albuquerque, foi a primeira mulher de Pantaleão de Sá de Meneses, Senhor da Quinta da Amoreira (no termo de Óbidos), Capitão de Sofala, que depois casou com D. Isabel de Vasconcelos; era filho de João Rodrigues de Sá, Senhor de Sever, Matosinhos, etc., Alcaide-Mor do Porto, e de D. Camila de Noronha; neto paterno de Henrique de Sá, Senhor de Sever, Matosinhos, etc., Alcaide-Mor do Porto, e de D. Brites de Meneses; neto materno de D. Martinho de Castelo-Branco, 1º Conde de Vila Nova de Portimão, Camareiro-Mor de D. João III, etc., e de D. Mécia de Noronha. Sem geração.
  • D. Catarina, freira.
  • D. Joana de Albuquerque, freira no Mosteiro de Arouca e que depois no Mosteiro de Santa Clara-a-Velha de Coimbra.
2º Casamento
  • Com: D. Maria de Meneses, filha de Henrique de Sá de Meneses, Senhor de Sever, Matosinhos, etc., Alcaide-Mor do Porto, e de D. Brites de Meneses. Sem geração.
Teve (ilegítimo)
  • D. Manuel de Meneses, fidalgo escudeiro, passou para a Índia Portuguesa no ano de 1554, que lá serviu, onde casou com D. Luísa de Faria, viúva de Lopo Vaz de Sequeira, filha bastarda de Pedro de Faria, Capitão de Malaca ou de Goa, célebre cavaleiro pelas suas proezas na Índia; neta paterna, por dupla bastardia, de Álvaro de Faria, cavaleiro que serviu em Alcácer-Quibir, e de uma moura de Safim. Lá morreu, sem geração.

Controvérsia

Segundo alguns ele não terá sido conde de Avranches ou Abranches, tal como tinham sido seus antepassados, apesar de representar a varonia Vaz de Almada e Abranches e o respectivo título nobiliárquico, mas na verdade num documento oficial existente na Torre do Tombo faz referência a esse seu título.

Bibliografia

The contents of this page are sourced from Wikipedia article on 16 Jun 2020. The contents are available under the CC BY-SA 4.0 license.