Felizardo de Pinho Pessoa Filho

The basics

Quick Facts

PlacesBrazil
isPharmacist Politician
Work fieldHealthcare Politics
Gender
Male
Birth26 April 1918, Viçosa do Ceará, Brazil
Age106 years
Star signTaurus
The details

Biography

Felizardo de Pinho Pessoa Filho (Viçosa do Ceará, 26 de abril de 1918), é um político e farmacêutico brasileiro, filho do Major Felizardo de Pinho Pessoa e Hilda C. P. Pessoa.

Biografia

Graduou-se em Farmácia pela Faculdade de Farmácia e Odontologia do Estado do Ceará em 16 de Dezembro de 1944. Desde sua formatura atuou na farmácia de seu pai, em sua cidade natal, onde realizou importantes contribuições à saúde pública, sendo afamado por seus cuidados especiais com pessoas carentes do município.

Felizardo foi o primeiro profissional no Brasil a notificar a ocorrência de um surto de casos de Leishmaniose Visceral, conhecido como Calazar, em distritos da zona rural do município de Viçosa do Ceará. Durante anos trabalhou no diagnóstico e tratamento desta parasitose, que é provocada por protozoários unicelulares do gênero Leishmania e transmitida por flebotomíneos do Gênero Lutzomyia.

O atendimento humanístico que dava a todos que buscavam seus cuidados gerou uma imensa popularidade. Tal popularidade resultou em sua eleição como prefeito do município de Viçosa do Ceará em duas oportunidades: De 1951 a 1955 e de 1959 a 1963. Exerceu ainda o cargo de Vereador e Presidente da Câmara Municipal de Viçosa do Ceará, de 1955 a 1959, e de deputado estadual entre 1963 e 1966.

Homenagens

  • Foi agraciado com a medalha do mérito “Farmacêutico do Ano”, em 1983.
  • Um hospital em Viçosa do Ceará foi nomeado em homenagem ao farmacêutico,
  • Em 2018, recebeu o título de Cidadão de Fortaleza,
  • No dia 25 de abril de 2018 o Conselho Regional de Farmácia do Estado do Ceará celebrou seu centenário com a entrega de uma placa honrosa e a Academia Cearense de Farmácia do Ceará, na mesma ocasião,o contemplou com a medalha Rodolfo Teófilo .
The contents of this page are sourced from Wikipedia article on 31 Dec 2019. The contents are available under the CC BY-SA 4.0 license.