Eduardo Schwalbach Lucci

Portuguese journalist
The basics

Quick Facts

IntroPortuguese journalist
PlacesPortugal
wasJournalist Writer
Work fieldJournalism Literature
Gender
Male
Birth18 May 1860, Lisbon, Portugal
Death8 December 1946 (aged 86 years)
Star signTaurus
The details

Biography

Eduardo Schwalbach Lucci (Lisboa, 18 de maio de 1860 — 8 de dezembro de 1946) foi um jornalista e escritor português.

Feito o curso de cavalaria saiu alferes em 1880, mas poucos anos depois deu a sua demissão de oficial do exército para se dedicar ao jornalismo, destacando-se como diretor da Revista do Conservatório Real de Lisboa (1902). Colaborou igualmente na revista Brasil-Portugal (1899-1914) e no Boletim do Sindicato Nacional dos Jornalistas (1941-1945), além de outros jornais e revistas, e escreveu inúmeras peças de todos os géneros. Depois da sua estreia com o Intimo, comédia-drama em 3 actos(1892), fez representar sempre com êxito, entre outras: Anastacia & Cia; O Filho da Carolina; Os Pimentas; A Bisbilhoteira, Comédias: Santa Umbelina; A cruz da Esmola e Postiços, Comédias-dramas: Os filhos do capitão-mór; O João das Velhas e o chico das Pêgas, operetas: Retalhos de Lisboa; O Reino da Bolha, Formigas e Formigueiros; Agulhas e alfinetes; O barril do lixo, revistas etc.

Foi deputado, inspector do Conservatório de Lisboa, conservador da Biblioteca Nacional e redactor da câmara dos Pares, cargos que deixou após a proclamação da República, à excepção do último, em que foi aposentado. Depois dedicou-se em dirigir exclusivamente ao Teatro Apolo, de Lisboa. Foi pai do geógrafo Luis Filipe de Lancastre Schwalbach Lucci.

Obras

  • A Mulher Portugueza
  • À lareira do passado: memórias
  • Fogo Sagrado
  • Revista do Conservatório Real de Lisboa
  • A Sr.a Ministra : comédia em 3 actos

Jornais

  • Occidente (Chronica occidental)
The contents of this page are sourced from Wikipedia article on 16 Jun 2020. The contents are available under the CC BY-SA 4.0 license.