Eduardo Chapot Prévost

Brazilian scientist, physician and surgeon
The basics

Quick Facts

IntroBrazilian scientist, physician and surgeon
PlacesBrazil
wasScientist Physician Surgeon
Work fieldHealthcare Science
Gender
Male
Birth25 July 1864, Cantagalo, Rio de Janeiro, Brazil
Death19 October 1907Rio de Janeiro, Brazil (aged 43 years)
Star signLeo
The details

Biography

Eduardo Chapot Prévost (Cantagalo, 25 de julho de 1864 — Rio de Janeiro, 19 de outubro de 1907) foi um médico-cirurgião e cientista brasileiro.

Biografia

Formou-se em medicina pela Faculdade de Medicina de Salvador, em 1885, onde defendeu a tese Formas clínicas do puerperismo infeccioso e seu tratamento. Na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, iniciou-se no magistério como preparador em histologia, em 1888, passando a professor catedrático da Faculdade Nacional de Medicina, aos 25 anos, em 1890. Residiu boa parte de sua vida em Vitória, Espírito Santo.

Foi pioneiro no ensino de histologia e da cirurgia. Em 1900 tornou-se mundialmente famoso pela operação da primeira separação das xifópagas capixabas Rosalina e Maria Pinheiro Davel, trabalho descrito numa série de publicações e conferências no Brasil e na Europa. Assim descreve o médico e escritor Pedro Nava, cujo pai foi aluno de Chapot Prévost, a cirurgia: “Para realizá-la, ele preparou-se experimentalmente, criou e treinou um sistema pessoal de ligadura hepática, inventou uma mesa cirúrgica destinada ao xifópago e que, separados os mesmos, dividia-se também, indo cada metade para um lado da sala, servida pela respectiva equipe operatória que não interrompia, assim, um instante, o ato cruento tornado duplo.”

Integrou-se a comissão que foi a Berlim estudar o processo do Dr. Robert Koch para cura da tuberculose, e a que reuniu no Rio de Janeiro, sob a presidência do professor Domingos Freire, para debelação da febre amarela. Foi patrono e membro titular da cadeira nº 81 da Academia Nacional de Medicina.

Obras
  • Pesquisas histológicas (1890)
  • A bouba e a sífilis (1892)
  • O carbúnculo no matadouro (1900)
  • Novo xifópago vivo (1901)
  • Xifópago operado(1902)
  • Cirurgia dos toracópagos (1901)
  • Teratópago brasileiro vivo (1905)

Ligações externas

The contents of this page are sourced from Wikipedia article on 16 Jun 2020. The contents are available under the CC BY-SA 4.0 license.